Banca de DEFESA: VITOR RODRIGO DE MELO E MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR RODRIGO DE MELO E MELO
DATA: 04/08/2011
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do 2º Andar do NUPPRAR - UFRN
TÍTULO:

Síntese e caracterização de carreadores de oxigênio para combustão com recirculação química obtidos via reação de combustão assistida por microondas.


PALAVRAS-CHAVES:

Carreadores de oxigênio, Combustão por recirculação química, dióxido de carbono, efeito estufa.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Determinação de Estrutura de Compostos Inorgânicos
RESUMO:

Óxidos com estrutura perovsquita destacam-se por suas diversas propriedades e aplicações comerciais, pois possuem alta estabilidade térmica, são mecanicamente e quimicamente estáveis em condições de reação, apresentam propriedades condutoras, elétricas, catalítica, eletrocatalítica, ópticas e magnéticas, além de serem termicamente estáveis. Neste trabalho, carreadores a base do sistema La1-xMexNiO3 [( Me = Ca e Sr); (x = 0,05; 0,10; 0,15; 0,20)] foram sintetizados via de reação de combustão assistida por microondas, método esse que assegura um maior controle das condições de síntese para obtenção de materiais com características específicas. Para tanto, partiu-se de uma mistura de nitratos e combustível (uréia) em solução, que, depois de homogeneizada sob agitação e aquecimento, foi colocada em um forno microondas adaptado, dando início à reação de combustão. Reação essa que ocorreu em pouco mais de dois minutos tendo como produto da mesma um material na forma de flocos porosos, que posteriormente foi desaglomerado e avaliada a decomposição térmica dos carreadores a partir da análise térmica. Após esse tratamento inicial, os carreadores foram calcinados a 800°C/2h e caracterizados por difração de raios X (DRX) e um posterior refinamento Rietveld, área superficial pelo método BET, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e redução à temperatura programada (TPR). Por fim, de acordo com os resultados obtidos, verificou-se a eficiência do método de síntese e o aparecimento de fases do tipo perovsquita e do tipo K2NiF4 em todas as concentrações dos dopantes, bem como uma promissora utilização desses carreadores em um processo de combustão com recirculação química, que surge como uma alternativa para a redução da emissão de gases nocivos na atmosfera, permitindo capturar o CO2, um dos principais causadores do efeito estufa, produzidos em processos de geração de energia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Externo à Instituição - JOANA MARIA DE FARIAS BARROS - UFCG
Interno - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Notícia cadastrada em: 01/08/2011 11:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao