Banca de DEFESA: ILTON SÁVIO BATISTA MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ILTON SÁVIO BATISTA MARTINS

DATA: 21/02/2011

HORA: 14:30

LOCAL: Sala de aula do Laboratório de Química I

TÍTULO:

Influência da preparação de amostras na análise por espectrometria de absorção atômica e desenvolvimento de uma metodologia para análise de elementos traços por fluorescência de raio x.


PALAVRAS-CHAVES:

Absorção Atômica; Fluorescência de Raio-X; Metais Pesados


PÁGINAS: 87

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Química

SUBÁREA: Química Analítica

ESPECIALIDADE: Análise de Traços e Química Ambiental

RESUMO:

A proposta deste trabalho é avaliar a influência da matéria orgânica sobre os resultados das análises por Espectrometria de Absorção Atômica (EAA), tanto na etapa de extração quanto na leitura utilizando para isso a quimiometria. Foram utilizados para este estudo amostra de sedimento, húmus comercial e água da estação de tratamento de esgoto da UFRN. Através das análises realizadas por EAA verificou-se que a interferência da matéria orgânica ocorre na etapa de extração e não na leitura. Com relação à técnica de Espectrometria de Fluorescência de Raio-X (EFRX), o presente trabalho tem como proposta  avaliar a viabilidade desta técnica  para análise   quantitativa de  metais traços (Cr, Ni, Cu, Zn, Rb, Sr e Pb) em lixiviados obtidos a partir da extração com água régia para uma solução aquosa. As amostras utilizadas constituem a fração fina (< 0.063 mm) de sedimentos de mangue do rio Jundiaí. A preparação de pastilhas prensadas a partir do resíduo seco dos lixiviados permitiu sua análise na forma sólida. Este estudo preliminar mostra que, no caso da digestão química parcial das frações finas de sedimentos de fundo utilizadas para estudos ambientais, a técnica de EFRX aplicada à análise de resíduos secos a partir de lixiviados com água régia, comparada a analise do lixiviado com ICP-OES, apresenta erros relativos para Cu, Pb, Sr e Zn abaixo de 10%.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Presidente - 1199268 - JAILSON VIEIRA DE MELO
Externo à Instituição - JOSÉ ANTONIO DE MOURA - UnP
Notícia cadastrada em: 11/02/2011 11:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao