Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA HORACINA BEZERRA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JESSICA HORACINA BEZERRA ROCHA

DATA: 17/12/2010

HORA: 09:30

LOCAL: sala de reunião do laboratório de catálise e petroquimica

TÍTULO:

Tecnologia eletroquímica como tratamento alternativo de efluentes têxteis sintéticos utilizando ânodos de platina e diamante.


PALAVRAS-CHAVES:

Eletroxidação, corantes têxteis, tratamento de efluentes, materiais eletrocatalíticos.


PÁGINAS: 65

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Química

SUBÁREA: Química Analítica

RESUMO:

Atualmente, o tratamento eletroquímico é um dos métodos utilizados para remoção de poluentes de águas potáveis e residuais. Por isso, muitos pesquisadores estão tentando usar métodos eletroquímicos (oxidação eletroquímica direta e indireta) para a desintoxicação dos sistemas aquáticos poluídos, porque estes métodos têm mostrado vantagens sobre outros métodos de tratamento de águas. Por outro lado, os corantes sintéticos são usados extensivamente na tecnologia de ponta (têxtil, tintas, carros, etc.) e devido à produção em grande escala, estes podem causar poluição ambiental considerável. Tecnologias tradicionais de tratamento de águas residuais têm-se mostrado ineficientes para lidar com águas residuais de corantes têxteis sintéticos. Neste trabalho, o tratamento de efluentes sintéticos, contendo Vermelho de Remazol. BR (RRB) e Azul de Novacron CD (NB) por oxidação anódica com anodos de Diamante dopado com boro (BDD) e Amarelo de Novacron (NY) com ânodo de Platina (Pt) e DDB foram investigados. A eletrólise galvanostática dos efluentes sintéticos RRB, NB e YN têm levado à remoção completa da cor em diferentes condições operacionais (densidade de corrente, pH e temperatura). A influência destes parâmetros foi investigada a fim de encontrar as melhores condições para a remoção da cor do corante. De acordo com os resultados experimentais obtidos, o processo de oxidação eletroquímica é adequado para descoloração de águas residuais contendo esses corantes têxteis, devido às propriedades eletrocatalíticas dos ânodos DDB e Pt.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Presidente - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1412709 - NEDJA SUELY FERNANDES
Notícia cadastrada em: 06/12/2010 19:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao