Banca de DEFESA: CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR

DATA: 08/07/2010

LOCAL: Anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra

A energia e suas implicações no ensino-aprendizagem da química

Energia, Inter-relação de conceitos, Química Geral, Livros texto.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Química

A área de Educação em Química no Brasil surgiu há pouco mais de 30 anos e tem seu crescimento acelerado pela necessidade de compreensão dos processos de ensino-aprendizagem na química. Muitas pesquisas, nessa área, têm entre seus objetos de investigação as ferramentas de ensino tais como materiais didáticos e os processos de aprendizagem de estudantes do nível médio e fundamental de ensino, mas ao tratar do nível superior de ensino, estes ainda são pouco retratados. Este trabalho teve como objetivos investigar os livros de Química Geral com relação a abordagem do conceito de energia; conhecer as principais  concepções dos estudantes de graduação em Química sobre a relação do conceito de energia e as transformações químicas; por fim, a elaboração de um ciclo de estudos com a proposição de uma abordagem que inter-relacione o conceito de energia e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem de uma transformação química. Para tanto, utilizou-se como instrumentos o questionário, entrevista coletiva, mapa conceitual e atividades experimentais. Todas as atividades do ciclo de estudo foram filmadas e gravadas, posteriormente, transcritas e os resultados organizados em tabelas. Para as atividades do ciclo de estudos foram elaborados textos que inter-relacionam os conceitos químicos e a energia, que por sua vez, deram suporte teórico as atividades no ciclo. Na análise utilizou-se como referencial teórico a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que na análise do livro pôde-se perceber que nem sempre o conceito de energia é utilizado no intuito de gerar o pensamento abstrato das transformações químicas, mas que as principais variáveis macroscópicas termodinâmicas se encontram presentes na explicação dessas transformações. Durante o ciclo de estudo foram estudadas duas reações químicas, uma que possibilitasse abordar a dimensão macroscópica de quantificação do conceito de energia e outra que demonstrasse a dimensão macro e microscópica do conceito de energia em meio a uma transformação química. Em todas as reações propostas os alunos utilizaram, na maioria das vezes, como explicações, apenas observações macroscópicas das reações em estudo e não conseguiram perceber que o conceito de energia pode ser utilizado para explicar microscopicamente uma transformação química. Como ação final do ciclo de estudos, os alunos solicitaram uma discussão mais profunda, que esclarecesse a ligação entre o conceito de energia e os significados construídos no processo de estudo das reações. Isso é feito por meio de uma explicação oral, durante o ciclo, e registrado nesta tese, procurando mostrar a inter-relação conceitual existente.

Presidente - 1199305 - FABIANA ROBERTA GONÇALVES E SILVA HUSSEIN
Interno - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO
Externo ao Programa - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA