Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLYDA KATHARINE TOMAZ DE ANDRADE SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELLYDA KATHARINE TOMAZ DE ANDRADE SILVA
DATA : 31/01/2023
HORA: 08:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Desenvolvimento de metodologias analíticas a partir de técnicas espectroanalíticas (NIRS e ATR-FTIR) e quimiometria aplicadas à área forense.


PALAVRAS-CHAVES:

Categorias taxonômicas. Espectroscopia NIR. Espectroscopia ATR-FTIR. Sarcophagidae. Entomotoxicologia. Terbufós. Análise Multivariada.


PÁGINAS: 146
RESUMO:

A referida tese apresenta o desenvolvimento de metodologias espectroanalíticas alternativas baseadas nas espectroscopias no infravermelho próximo (NIRS) e médio (ATR-FTIR) combinadas à técnicas quimiométricas não supervisionadas (PCA e HCA); seleção de variáveis e classificação multivariada (PCA-QDA, SPA-QDA e GA-QDA) aplicadas à entomologia e entomotoxicologia forense. No primeiro estudo, a espectroscopia NIR foi ultilizada para aquisição espectral de nove espécies de moscas com o potencial forense (Diptera: Calliphoridae e Sarcophagidae) de duas regiões (dorsal e ventral) do inseto com a subsequente construção dos modelos PCA e HCA visando avaliar o potencial da metodologia na segregação/agrupamento dos espécimes em categorias taxonômicas. O melhor modelo foi alcançado a partir dos espectros médios dorsal e ventral sendo observada a segregação das espécies Chrysomya albiceps, Lucilia eximia e Ravinia belforti, os loadings resultantes pontuaram absorções associadas à estiramentos O-H, C-O, C-H e N-H, esta última podendo estar associada à quitina (poli-N-acetil-glucosamina) carboidrato constituinte da procutícula dos insetos, bem como, estiramentos C–H olefínico e C-H fundamental para um carbono insaturado associados a compostos lipídicos. No dendrograma foi observado uma clara separação entre os espécimes por família (Calliphoridae e Sarcophagidae) e gêneros (Chrysomya, Lucilia, Oxysarcodexia, Peckia e Ravinia), as espécies Oxysarcodexia e Peckia não apresentaram grupos tão estabelecidos, mas com considerada sobreposição. No segundo estudo, a espectroscopia ATR-FTIR foi aplicada juntamente com técnicas de seleção de variáveis e classificação multivariadas (PCA-QDA, SPA-QDA e GA-QDA) na discriminação de larvas oriundas de moscas necrófagas (Diptera: Sarcophagidae) em grupos: controle e intoxicadas após se alimentaram de carcaças de ratos expostas ao pesticida organofosforado terbufós. Os resultados mostraram que a metodologia proposta tem potencial para classificar as amostras com valores de sensibilidade e especificidade superior a 90%. Dentre os três modelos, o GA-QDA foi o melhor modelo para detectar alterações na composição bioquímica celular das larvas expostas ao terbufós, classificando com sucesso a intoxicação com base em cinco variáveis e alcançando valores de 98,9% de sensibilidade e especificidade. Portanto, os resultados reportados sugerem o potencial das espectroscopias NIRS e ATR-FTIR combinadas à análise multivariada como ferramentas alternativas para identificar propriedades taxonômicas de moscas, como família e gêneros, fornecendo evidências rápidas para a identidade das espécies e na detecção de intoxicação por terbufós em larvas de moscas necrófagas provenientes de carcaças de ratos intoxicados, respectivamente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAMILO DE LELIS MEDEIROS DE MORAIS - UECE
Presidente - 1714946 - KASSIO MICHELL GOMES DE LIMA
Externo à Instituição - LEOMIR AIRES SILVA DE LIMA - Estácio
Externo à Instituição - TACIANO DE MOURA BARBOSA - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/01/2023 09:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao