Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO VELCIC MAZIVIERO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO VELCIC MAZIVIERO
DATA : 18/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Remotamente pelo google meet
TÍTULO:

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE PROMOTORES EM CATALISADORES DE Ni-X/Al2O3 (X= Mn, Mg, Ce e P) NO PROCESSO DE REFORMA A SECO DO METANO“


PALAVRAS-CHAVES:

Reforma do metano, gás de síntese, promotores catalíticos, catalisador de níquel e alumina.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

O processo de reforma a seco do metano (RSM) é uma tecnologia que utiliza dois dos principais gases do efeito estufa (CH4  CO2) para a produção de gás de síntese (H2 e CO) o qual possui diversas aplicações industriais além do hidrogênio ser considerado uma fonte de energia limpa, conferindo a ele alto valor comercial. Os catalisadores a base de níquel suportado em alumina utilizando os promotores Mg, Mn, Ce e P afim de serem testados no processo RSM foram preparados através do método de combustão por micro-ondas e impregnação sequencial utilizando nitratos e ácido fosfórico como precursores e ureia como combustível para a síntese. Os materiais preparados foram caracterizados por Difração de Raios X (DRX) ­para elucidação das fases obtidas em cada catalisador e avaliação da influência dos promotores na estrutura do material, espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR)  para comprovar a presença do fósforo no catalisador e avaliar a espécie em que ele se encontra, redução à temperatura programada (TPR) para avaliar o perfil de redução dos materiais obtidos e difração por Raios X in-situ utilizando fonte de radiação síncrotron para analisar a variação estrutural durante a etapa de ativação e teste de reatividade catalítica. Os resultados indicaram que sucessivas etapas de solubilização e calcinação na alumina decorrentes do método de impregnação sequencial causam alterações estruturais gerando diferentes metáfases de Al2O3 para suporte, catalisador sem a presença de promotor e catalisador após a adição do promotor.  Foi observado que a presença do Mn bem como a do Mg gera uma fase de óxido misto entre fase ativa e promotor enquanto que o fósforo facilita os processos de redução durante a etapa de ativação catalítica. O promotor Ce atuou inibindo a formação de grades partículas de Ni na superfície do suporte sugerindo melhor dispersão da fase ativa. Todos os materiais sintetizados apresentaram resistência aos efeitos de sinterização em decorrência de altas temperaturas. Os resultados iniciais indicam que os materiais contendo promotor apresentam potencial para o teste de reforma a seco do metano pois conseguem suprir e melhorar deficiências no catalisador de Ni/Al2O3.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Interna - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Externo ao Programa - 055.794.844-45 - RODOLFO LUIZ BEZERRA DE ARAÚJO MEDEIROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 13/08/2020 10:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao