Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILENE RUFINO DE LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCILENE RUFINO DE LIRA
DATA : 12/12/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 3F1
TÍTULO:

Síntese e Caracterização de um Eletrólito Polimérico Sólido em Forma de Membrana Autossustentável - Alginato de Sódio e Perclorato de Lítio.


PALAVRAS-CHAVES:

Alginato de sódio (AlgNa). Perclorato de Lítio (LiClO4). Eletrólito Polimérico Sólido (EPS). Estudo Termocinético.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Membranas autossustentáveis foram sintetizadas baseadas em um eletrólito polimérico sólido (EPS), tendo como matriz hospedeira o alginato de sódio (AlgNa) e como agente dopante o perclorato de lítio (LiClO4) em diferentes volumes (1, 3, 5 e 7 mL). As membranas foram obtidas utilizando o método de síntese sol-gel e, então, caracterizadas por DRX, FTIR-ATR, MEV, TG/DTG e DSC. Os difratogramas mostraram que o comportamento amorfo da membrana de alginato de sódio puro predomina nas membranas com o sal. Nos espectros de FTIR-ATR não foi observado deslocamento das bandas, no entanto, as interações físicas entre as cadeias poliméricas e os íons do sal são confirmadas pela variação da área de duas bandas caracterizadas como bandas marcadoras. As imagens obtidas por MEV mostram que com a adição do sal, em diferentes concentrações, ao polímero ocorre uma mudança na superfície das membranas que, na maior concentração, apresenta aspecto de aglomerados de diferentes formatos. As curvas TG/DTG mostraram o comportamento térmico das membranas evidenciando que o sal não interfere na decomposição do polímero, no entanto, o sal se decompõe em temperaturas menores à medida que se aumenta a sua concentração no eletrólito. Realizou-se, a partir dos dados TG/DTG, um estudo cinético da decomposição térmica das membranas, utilizando os métodos de Coats - Redfern (CR) e Horowitz – Metzger (HM), que sugerem uma cinética de primeira ordem. Obteve-se, então, o fator pré-exponencial A e os parâmetros térmicos de ativação, E*, ΔH*, ΔS* e ΔG*. Através das curvas de DSC observa-se que ocorrem dois eventos exotérmicos sendo o primeiro relacionado com a decomposição do polímero enquanto o segundo está relacionado com a decomposição do sal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externa ao Programa - 1149539 - MARIA GORETTE CAVALCANTE
Interna - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Interno - 1149328 - VALTER JOSE FERNANDES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 02/12/2019 09:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao