Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO DA NÓBREGA AZEVEDO

DISCENTE : LUCIANO DA NÓBREGA AZEVEDO
DATA : 10/08/2018
LOCAL: Sala 3F1

Determinação de macro e micro nutrientes do fruto do Mandacaru (Cereus jamacaru P. DC.) obtido na cidade de Serra Talhada/PE

Cactaceae, Caatinga, Análises Térmicas, Teor de Minerais

O mandacaru (Cereus jamacaru P.DC.) é uma espécie nativa da vegetação da caatinga e seus frutos podem constituir uma agradável fonte de alimento, embora ainda não sejam explorados intensamente. Outra característica do mandacaru é sobreviver ao período de secas, devido à sua captação e retenção de água, além de ser importante na restauração de solos degradados. A importância de usufruir ao máximo a diversidade da fruticultura brasileira faz com que um maior número possível de frutas silvestres e nativas sejam avaliadas, nutricional e quimicamente. Os frutos da Cereus jamacaru foram provenientes de populações de plantas que se encontram de forma espontânea e dispersa na caatinga, localizados no município de Serra Talhada-PE. Os frutos foram colhidos diretamente na planta e conduzidos ao Laboratório de Química UFRPE/UAST, em Serra Talhada-PE, ocasião em que se determinou: massa fresca, teor de umidade, diâmetro longitudinal e transversal e cinzas. No Laboratório do IFPE Campos Afogados da Ingazeira determinou-se: sólidos solúveis totais, acidez total, relação SS/AT, pH e lipídeos. No Instituto de Química da UFRN, determinou-se: carboidratos, proteínas, fibras, metais por ICP-OES e termogravimetria / termogravimetria derivada / calorimetria exploratória diferencial (TG / DTG / DSC). Os frutos apresentaram elevados teores de fósforo, potássio e magnésio e fibras. Assim, este trabalho teve como objetivo a determinação das propriedades físicas, físico-química e das propriedades de macro e micro nutrientes do fruto do mandacaru obtido na cidade de Serra Talhada/PE, visando à obtenção de dados científicos que estimule o seu consumo.

Interno - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Externo ao Programa - 3149615 - HENRIQUE EDUARDO BEZERRA DA SILVA