Banca de DEFESA: IRIELSON CARNEIRO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRIELSON CARNEIRO DE LIMA
DATA : 12/01/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 3F1
TÍTULO:

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DO ÓXIDO MISTO DE FERRO E MANGANÊS III


PALAVRAS-CHAVES:

Multiferróicos, combustão, superparamagnético


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A contínua e crescente demanda por dispositivos eletro-eletrônicos, com alto desempenho, maior versatilidade e miniaturizados tem acentuado o interesse no estudo e desenvolvimento de novos materiais. Dentre esses materias, os multiferróicos (magnetoelétricos, magnetoelastoelétricos, ferroelásticos-ferroelétricos) tem despontado como de grande interesse por associar duas ou mais propriedades ferróicas em um mesmo material. Nesse trabalho perovskita mista de ferro e manganês (MnFeO3) foi sintetizado pelo método de combustão, sinterizado em diferentes temperaturas (500°C, 750° e 900°C) e caracterizado por Difração de Raios-X associada ao método Rietveld (DRX-Rietveld) e Fluorescência de Raios-X (FRX), enquanto que suas propriedades magnéticas foram estudadas por Magnometria de Amostra Vibrante (VSM) e Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR). 

A análise dos espectros de DRX-Rietiveld mostraram que na amostra sinterizada a 500° houve a formação misturas de óxidos enquanto apenas 64% do material se transformou em FeMnO3 de estrutura cúbica, já nas amostras sinterizadas a 750 e 900° é mostrado a formação quase que absoluta de FeMnO3 com um pequeno excesso de óxido de ferro III, atribuído a um erro experimental. A fluorescência de Raios-X confirma as informações do DRX, mostrando as porcentagens de óxidos formados. 

O paramagnetismo foi investigado por análise de EPR e mostraram um sinal largo na região de 0,3 tesla, o cálculo do fator g deu 2,043 o que é próximo ao valor teórico para um elétron livre confirmando o paramagnetismo. A curva de magnetização em função do campo aplicado (M x H) obtida pela técnica do Vsm, mostra valores para material superparamagnéticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350633 - ADEMIR OLIVEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JARLEY FAGNER SILVA DO NASCIMENTO - IFRN
Interno - 7350310 - MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA
Notícia cadastrada em: 18/12/2017 11:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao