Banca de QUALIFICAÇÃO: BELIZA MARIA DE SOUZA PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BELIZA MARIA DE SOUZA PINHEIRO
DATA : 29/07/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do NUPPRAR
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS DA ATIVIDADE SALINEIRA ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA E SEDIMENTO DO ESTUÁRIO TOMÁS-GALINHOS EM GALINHOS/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Indústria Salineira, Diagnóstico Ambiental, IQA, IT,  Toxicidade de Sedimentos.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Mediante o acelerado desenvolvimento econômico e industrial, o Rio Grande do Norte está inserido nesse cenário como o maior produtor de sal, cloreto de sódio, do país e detentor de 97% de todo o sal produzido. A Salina Diamante Branco - SDB, em Galinhos, descarta toda a salmoura de processo na área de estudo em questão, o estuário Tomás-Galinhos. Nesse contexto, é essencial avaliar os possíveis impactos dessa atividade salineira nos estuários adjacentes. Dessa forma, realizou-se um monitoramento da qualidade de água e sedimento para obtenção de um diagnóstico ambiental, incluindo os indicadores de poluição, o Índice de Qualidade de água – IQA e o Índice de Toxicidez. As amostras foram coletadas durante 2 anos, em quatro pontos, de maio de 2014 a maio de 2016. Todos os resultados foram devidamente relacionados com os padrões exigidos pelas resoluções 357, de 17 de março de 2005 e 344, de 25 de março de 2004,  ambas, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Para os parâmetros não relacionados nas normas citadas, estes, foram avaliados perante sua variabilidade no corpo d’água. A grande maioria dos resultados obtidos apresentaram-se sem grandes variações mantendo as características naturais do rio, fato que levou o IQA de todos os pontos como de qualidade BOA. Em contrapartida, alguns teores de oxigênio dissolvido, nutrientes dissolvidos e clorofila obtidos, indicaram uma tendência à contaminação por matéria orgânica. O altos teores de fósforo, também no sedimento comprovaram essa tendência. No entanto, esses contaminantes são oriundos de outras atividades nas comunidades circunvizinhas. Em relação aos metais na água, praticamente todos estavam abaixo do limite de detecção do ICP-OES utilizado, indicando que estes metais tendem a ser carreados pela dinâmica das marés ou precipitados no sedimento, caracterizando-se como IT igual a 1, isto é, contaminação ausente. O zinco foi o único metal detectado em água , porém também gerou IT igual a 1, pois estava dentro dos limites exigidos. Em relação aos metais no sedimento apenas o mercúrio e o cádmio não foram detectados, para os demais presentes, obteve-se também ausência de toxicidade. O níquel foi o único metal com teor acima do limite máximo, no entanto, este teor o classificou como nível 1 em que não considera-se como probabilidade de efeitos adversos à biota. Os altos valores encontrados de cálcio, magnésio e de salinidade, mostraram a influência direta das águas de descarte e seu acúmulo, relacionados também aos fluxos das marés e às chuvas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2140818 - AMANDA DUARTE GONDIM
Presidente - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externo à Instituição - EMILY CINTIA TOSSI DE ARAUJO COSTA - UFRN
Externo ao Programa - 1199268 - JAILSON VIEIRA DE MELO
Notícia cadastrada em: 26/07/2016 11:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao