Banca de DEFESA: WILDSON ARCANJO DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILDSON ARCANJO DE MORAIS
DATA: 18/08/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Química 3
TÍTULO:

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ESPALHAMENTO A SISTEMAS DESTINADOS A EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO


PALAVRAS-CHAVES:

sistemas tipo-minhoca-WLM; espalhamento dinâmico de luz-DLS;espalhamento de raios-X à baixo ângulo-SAXS; complexos polieletrolíticos-PECs.


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
ESPECIALIDADE: Polímeros e Colóides
RESUMO:

A indústria de petróleo necessita de várias substâncias químicas em seus processos de extração e investe em novas tecnologias a todo o momento. Os sistemas micelares do tipo-minhoca-WLM e os complexos polieletrolíticos-PECs estão sendo estudados para ingressar como novas tecnologias na extração de óleo. Esta tese objetiva obter, caracterizar e identificar esses sistemas coloidais utilizando técnicas de espalhamento de luz como principais ferramentas; possibilitando o conhecimento de base para possíveis aplicações na indústria petrolífera. Os parâmetros obtidos no DLS, b, GC e n  sofreram transições na concentração tensoativo/co-tensoativo 200g/L. A adição da fase óleo, xileno, dificulta a transição de micelas esféricas para micelas minhoca. No SAXS, a relação RG,O/ RG,S atinge um máximo que corrobora com a transição no DLS. b aumenta bruscamente, n se torna mais homogêneo, GC,2 e a contribuição para o segundo processo, f2, foram visualizados para razões poliânion/policátion WAC  próximas de 2. Essa região, no SAXS, aglomerados de PECs se adsorvem nas partículas primárias, que contribuiu para o comportamento dos gráficos de Kratky. As funções P(r) perdem seu formato “sino” e se alargam. As contribuições de área S17 e S29 foram maiores para menores valores de WAC e S37 foi influente em valores maiores. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1198847 - JOSE LUIS CARDOZO FONSECA
Interno - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Externo ao Programa - 2212519 - JULIANA DE SOUZA NUNES
Externo à Instituição - CLAUDIO LOPES DE VASCONCELOS - UERN
Externo à Instituição - ZILVAM MELO DOS SANTOS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 10/08/2015 15:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao