Banca de DEFESA: JOSE FRANCINALDO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE FRANCINALDO DE OLIVEIRA
DATA: 09/07/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do NTCPP
TÍTULO:

CONCEPÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO: "PREDIÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO EM CIMENTOS PORTLAND UTILIZANDO MODELAGEM ESTATÍSTICA"


PALAVRAS-CHAVES:

Cimento Portland, Modelagem Estatística, Análise multivariada, resistência à compressão


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Físico Química Inorgânica
RESUMO:

Entender as propriedades físicas e químicas de um determinado material é a chave para uma produção de qualidade, que atenda as expectativas ou mesmo normas estabelecidas por entidades normatizadoras. A produção do cimento Portland é um processo complexo que envolve várias etapas durante a fabricação. Infinitas modificações e adições podem ser feitas a esse processo, e se tratando de produção de grandes volumes erros durante a fabricação podem acontecer e devem ser eliminados para garantir o êxito na qualidade da produção. Durante a preparação do clínquer, todos os componentes da farinha são estequiometricamente balanceados para garantir uma composição adequada das fases após sua fusão e resfriamento. Antes da expedição, o cimento é especificado através de normas para determinar sua conformidade com a aplicação. Caso a aplicação seja destinada a poços petrolíferos, o cimento deve passar ainda por testes de reologia, resistência à compressão, tempo de pega e água livre.  Esses ensaios demandam tempo e pessoal qualificado para que sejam realizados. Um modelo estatístico resume-se a representação simplificada da realidade, tomando por base dados experimentais, a estatística é capaz de simular e prever resultados com precisão. A utilização de modelos matemáticos e estatísticos é uma alternativa de grande valor na otimização de processos de produção. Simulações confiáveis poderão favorecer a produção de um material com características desejadas e confiáveis com um menor intervalo de tempo. Esse trabalho tem como objetivo a elaboração de um modelo estatístico capaz de prever a resistência a compressão, tendo como dados de entrada os principais constituintes do cimento Portland, C3S, C3A e 2*C3A+C4AF. A aplicação do modelo resultou em respostas com valores próximos aos experimentais. O tamanho do universo utilizado como dados de input mostrou-se um fator limitante na precisão de nossos resultados onde foi obtido uma discrepância que pode ser atribuída ao volume do universo utilizado. A divergência mostrou uma variação mínima de 4% e máxima de 21%.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Interno - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Presidente - 1804366 - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo à Instituição - RODRIGO CESAR SANTIAGO - UFERSA
Externo à Instituição - SILVIA MARIA DE FREITAS - UFC
Notícia cadastrada em: 26/06/2015 10:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao