Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE MARIA SALES SOLANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE MARIA SALES SOLANO
DATA: 26/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reunião do NUP-ER
TÍTULO:

ESTUDO COMPARATIVO DOS PROCESSOS ELETROQUÍMICOS OXIDATIVOS AVANÇADOS (PEOA’S) NO TRATAMENTO EFLUENTES CONTENDO CORANTES ORGÂNICOS DE DIFÍCIL DEGRADAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Eletroquímica, Processos Oxidativos Avançados, corantes têxteis, Eletro-Fenton.


PÁGINAS: 175
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Eletroquímica
RESUMO:

Corantes orgânicos têm sido amplamente utilizados em diversos ramos das indústrias de tingimento. Esses compostos são conhecidos por serem bastante tóxicos, mutagênicos, carcinogênico além de causarem poluição estética e danos irreversíveis aos ecossistemas aquáticos e a saúde humana. Estes são considerados contaminantes recalcitrantes devido a sua elevada estabilidade e resistência a bio e fotodegradação. Diante deste contexto, a busca por tecnologias capazes de minimizar os efeitos provocados por esses poluentes se faz necessária. Nas ultimas décadas os Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados (PEOA’s) baseados na geração de espécies fortemente oxidantes (radicais OH) oferecem abordagens promissoras para a prevenção dos problemas provocados por efluentes industriais. O presente trabalho analisou a degradação e mineralização dos corantes têxteis e o estudo de um efluente real, a fim de avaliar a viabilidade dos PEOA’s tais como Eletrofeton (EF), Fotoeletro-Fenton (FEF) e Oxidação Anódica (OA), bem como a implementação de Fotoeletro-Fenton Solar (FEFS) em uma planta pré-piloto, a fim de estudar o tratamento eletroquímico em escala industrial. No estudo desenvolvido foram comparados o efeito dos PEOA’s na remoção da cor, decaimento do COT e cinética de degradação dos compostos e, ainda para o VC utilizando o SFEFS foram realizados estudos da Eficiência de Corrente de Mineralização (ECM). Os melhores resultados se deram com o tratamento do FEF para todos os corantes estudados. A partir dos resultados obtidos foi possível eleger o FEF como método mais eficiente e promissor para aplicação do tratamento quando comparado aos demais métodos de tratamento, além de comprovar a partir do FEFS que o processo pode ser utilizado em escalas industriais, uma vez que esse método FEF foi aperfeiçoado e a irradiação solar substituiu a lâmpada UVA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Notícia cadastrada em: 12/06/2015 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao