Banca de DEFESA: MARCUS VINICIUS GOMES PAIXÃO

DISCENTE: MARCUS VINICIUS GOMES PAIXÃO
DATA: 20/01/2015
LOCAL: Sala de aula do LAPET

APLICAÇÃO DE GÉIS DE GOMA GUAR NO PROCESSO DE CLARIFICAÇÃO DE SALMOURAS E ÁGUAS PRODUZIDAS

goma guar; água produzida; petróleo; TOG; efeito salting-out.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
ESPECIALIDADE: Polímeros e Colóides

A água produzida é considerada o principal efluente da indústria do petróleo, em função do seu volume crescente nos campos maduros e de sua composição variada. O teor de óleos e graxas (TOG) é considerado o principal parâmetro para o descarte final da água produzida. Diante desse contexto, é de grande relevância o desenvolvimento de um método alternativo à base de géis de goma guar para o tratamento de águas produzidas sintéticas, tendo como  diferencial a utilização de um polímero com elevada hidrofilicidade para o tratamento de águas contaminadas com petróleo. Dessa forma, este trabalho temcomo objetivo avaliar a eficiência de géis de gomar guar na remoção do óleo presente em águas produzidas. A goma guar é um polímero natural que, em condições específicas, forma estruturas tridimensionais, com importantes propriedades físico-químicas. Através da reticulação das cadeias poliméricas por íons borato, na presença de sais, ocorre o efeito salting out, reduzindo a solubilidade do gel polimérico em água. Como resultado, tem-se a separação das fases com o óleo aprisionado no gel colapsado. O TOG foi quantificado a partir da espectroscopia na região do ultravioleta e visível.  O sistema desenvolvido mostrou-se altamente eficiente na remoção de petróleo disperso em água produzida sintética, atingindo porcentagens de remoção superiores a 90 %.

Externo ao Programa - 000.267.048-89 - OLDEMAR RIBEIRO CARDOSO - UFRN
Presidente - 1149440 - ROSANGELA DE CARVALHO BALABAN
Externo à Instituição - ROSANGELA REGIA LIMA VIDAL - UFBA
Notícia cadastrada em: 23/12/2014 08:59