Banca de QUALIFICAÇÃO: ANALLICY SANTOS DE PAIVA

DISCENTE: ANALLICY SANTOS DE PAIVA
DATA: 15/12/2014
LOCAL: Sala de Aula 3F1

ESTUDO DE COMPLEXOS DE FERRO E COBRE COM A BASE DE SCHIFF 3-MEOSALEN E LIGANTES DE RELEVÂNCIA BIOLÓGICA

complexos; base de Schiff; nitro; dietilditiocarbamato; nitrosil.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Campos de Coordenação

Este presente trabalho teve como objetivo sintetizar e caracterizar novos complexos de ferro e cobre com a base de Schiff 3-MeOsalen e ligantes de relevância biológica: [Fe(3-MeOsalen)NO2], [Fe(3-MeOsalen)(etil2-dtc)], [Fe(3-MeOsalen)NO] e Na[Cu(3-MeOsalen)NO2]. Os compostos foram caracterizados através da espectroscopia vibracional na região do infravermelho (IV) e da espectroscopia eletrônica na região do ultravioleta e visível       (Uv-Vis). A partir das análises dos espectros de infravermelho, comprovou-se a formação dos complexos precursores devido às alterações nas frequências de  ν(C=N) e ν(C-O) e a visualização de modos vibracionais metal-oxigênio e metal-nitrogênio. Para os nitro complexos de ferro e cobre observaram-se ν(NO2)ass em torno de 1300 cm-1 e ν(NO2)sim em 1271 cm-1, correspondente a coordenação via átomo de nitrogênio. O espectro do complexo [Fe(3-MeOsalen)(etil2-dtc)] exibiu bandas ν(C-NS2) em 1508 cm-1 e ν(C-S) em 997 cm-1, pertinentes a modos vibracionais na forma bidentada.. Para o complexo [Fe(3-MeOsalen)NO] foi observado uma nova banda intensa em 1670 cm-1 referente ao ν(NO) na forma neutra, NO0. Nos espectros eletrônicos foram verificados a formação dos complexos pelos deslocamentos das transições intraligantes e o surgimento de novas bandas, como a LMCT (pp Cl- " dp* Fe3+)no [Fe(3-MeOsalen)Cl] e a d-d no [Cu(3-MeOsalen)H2O]. Já para o [Fe(3-MeOsalen)NO2], destacou-se a ausência da banda LMCT presente no complexo precursor enquanto para o Na[Cu(3-MeOsalen)NO2] constatou-se o deslocamento hipsocrômico da banda d-d em 28 nm. O espectro eletrônico do [Fe(3-MeOsalen)(etil2-dtc)] apresentou deslocamentos da banda LMCT e alterações nas transições intraligantes. No que se refere ao [Fe(3-MeOsalen)NO], evidenciou-se  transições intraligantes em regiões mais energéticas, proveniente do forte caráter π receptor do NO e uma banda MLCT, da transição dπFe(II)"π*(NO).

Presidente - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Externo ao Programa - 1715109 - DANIEL DE LIMA PONTES