Banca de DEFESA: ANGELA MARIA FAGUNDES DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELA MARIA FAGUNDES DA CRUZ
DATA: 12/03/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Nupprar
TÍTULO:

Síntese, caracterização e aplicação de uma matriz híbrida de sílica gel organofuncionalizada com 3-aminopropiltrietoxisilano na adsorção de íons metálicos tóxicos em meio aquoso.


PALAVRAS-CHAVES:

Adsorvente. 3-aminopropiltrietoxisilano. Íons metálicos tóxicos. Isoterma. Langmuir. Freundlich.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Análise de Traços e Química Ambiental
RESUMO:

A matriz sintetizada em meio ácido, via processo sol-gel é constituída de tetraetilortosilicato e 3-aminopropriltrietoxisilano. Neste trabalho investigou-se a viabilidade da matriz híbrida no tratamento de íons metálicos oriundos de resíduos industriais. Com a finalidade de estudar a adsorção de íons metálicos de interesse ambiental. A matriz de sílica gel organofuncionalizada com 3-aminopropritrietoxisilano foi sintetizada com sucesso e através da caracterização por análise elementar foi possível identifcar o teor de carbono (8,86%), nitrogênio (3,28%) e hidrogênio (3,41%) ancorados na matriz. O uso da análise termogravimétrica possibilitou o estudo da estabilidade térmica bem como da decomposição do grupo ancorado na matriz, podendo ser utilizada em temperaturas inferiores a 200ºC, nos estudos de adsorção de íons metálicos. Os dados obtidos da análise térmica possibilitou a determinação do grau de organofuncionalização (3,55x10-3 mol g-1). A espectroscopia por análise de infravermelho propiciou a visualização dos movimentos vibracionais característicos dos grupos silanóis e do grupo amino ancorado na matriz. Com a microscopia eletrônica de varredura constatou-se que a matriz possui morfologia arredondada e achatada, demonstrou a homogeneidade dos aglomerados com o tamanho médio inferior a 5 μm. A análise por difração de raios-X comprovou que a matriz é amorfa, ao apresentar uma banda na região de 22,5 º no eixo de 2 θ. O estudo otimizado aplicado na adsorção de soluções individuais e/ou multielementares (íons competitivos) dos sais de nitrato dos íons metálicos de Cd2+, Pb2+, Cu2+, Cr3+, Ni2+ e Zn2+, através das isotermas de Langmuir, Freündlich e Temkin, comprovou que a matriz demonstrou boa capacidade de adsorção para os íons em estudo. A matriz híbrida indicou seletividade para a adsorção em monocamada em conformidade com a isoterma de Langmuir. A matriz hibrida de sílica gel organofuncionalizada com 3-aminopropiltrietoxisilano em meio ácido via processo sol-gel, pode ser utilizada na adsorção de íons metálicos (soluções individuais e/ou multielementares) em meio aquoso, pois apresentou um potencial significativo de adsorção.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Externo à Instituição - HENRIQUE EDUARDO BEZERRA DA SILVA - UFRR
Presidente - 7350310 - MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA
Interno - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Externo à Instituição - SILVANA CARVALHO DE SOUZA CALADO - UFPE
Notícia cadastrada em: 28/02/2014 11:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao