Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO PIRES DE SOUSA

DISCENTE : CARLOS EDUARDO PIRES DE SOUSA
DATA : 01/06/2022
LOCAL: Em ambiente virtual Google Meet - meet.google.com/ydi-ukxc-qih

Ciclo de melhoria na qualidade da prescrição de antineoplásicos em um hospital universitário.

Segurança do paciente. Antineoplásicos. Melhoria da qualidade. Efetividade.

Introdução: Os antineoplásicos são medicamentos usados no tratamento das neoplasias malignas. Em geral, apresentam índice terapêutico estreito, com elevado potencial para causar eventos adversos ao paciente quando existe erro na sua utilização. Os erros mais comuns no uso de antineoplásicos estão relacionados a prescrição, porém ainda existem poucos estudos sobre a segurança na prescrição de quimioterápicos. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma intervenção na qualidade das prescrições de antineoplásicos em um hospital universitário brasileiro. Trata-se de estudo desenvolvido através de um desenho quase-experimental, do tipo antes-depois, sem grupo controle, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade. O ciclo de melhoria foi realizado nas seguintes etapas: 1) Identificação e priorização do problema de qualidade; 2) Análise das causas do problema; 3) Elaboração de critérios de qualidade; 4) Avaliação do nível de qualidade; 5) Intervenção de melhoria de qualidade; 6) Reavaliação do nível de qualidade. Para avaliação do nível de qualidade da prescrição, foram selecionados aleatoriamente 60 prescrições de antineoplásicos na instituição e considerados as taxas de cumprimentos de 9 critérios em três momentos distintos (1ª avaliação, 2ª avaliação e 3ª avaliação). A avaliação inicial revelou deficiência no cumprimento dos critérios, principalmente o C1 (identificação correta do paciente). Após aplicação de uma intervenção na qualidade baseada na capacitação dos profissionais de saúde e padronização de um modelo de prescrição, observou-se melhoria significativa no cumprimento de 4 critérios analisados (C1 – identificação correta do paciente, C3 – descrição do protocolo de tratamento utilizado, C4 – variáveis clínicas para cálculo das doses e C8 – prescrição de cuidados de suporte) na 2ª avaliação, realizada imediatamente após intervenção. Porém, a 3ª avaliação demonstrou perda da significância estatística da melhoria obtida em um dos critérios (C3). O estudo demonstrou que o ciclo de melhoria proposto foi efetivo e conseguiu reduzir significativamente problemas de qualidade nas prescrições de medicamentos antineoplásicos. Estudo adicionais com metodologias e estratégias diferentes devem ser realizados.

Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interno - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA