Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ DE FREITAS JUNQUEIRA

DISCENTE : BEATRIZ DE FREITAS JUNQUEIRA
DATA : 19/04/2022
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva

Estratégias de melhoria da qualidade para prevenção da sífilis materno-fetal

Melhoria da Qualidade, Sífilis Congênita, Aprendizagem Colaborativa

Introdução: A sífilis tem um tratamento simples, eficaz e relativamente barato há mais de três quartos de século. No entanto, tanto a sífilis adquirida quanto a sífilis congênita, aumentaram drasticamente nas últimas duas décadas. Em 2002, dois a cada 1.000 nascidos vivos no Brasil testaram positivo para sífilis. Em  2019, a taxa de detecção de sífilis em gestantes foi de 20,8/1.000 nascidos vivos e a taxa de incidência de sífilis congênita, de 8,2/1.000 nascidos vivos. Os números de casos da infecção são preocupantes, apesar de todos os esforços dos últimos anos.  A meta da Organização Mundial de Saúde é de redução para 0,5 por 1.000 nascidos vivos, porém, há muita dificuldade em alcançar essa meta, o que é visto ao longo da história. Objetivo: Esse projeto tem como objetivo contribuir com uma teoria de mudança utilizando ferramentas da melhoria da qualidade, para redução da transmissão vertical da sífilis, aumentando o diagnóstico e tratamento oportunos da gestante com sífilis. Metodologia: Trata-se da elaboração de uma teoria de mudança, construída conjuntamente por uma equipe multiprofissional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), sob a égide da metodologia Breakthrough Series Collaborative do IHI. Um estudo piloto com desenho quase-experimental está em curso, no qual equipes de melhoria de 10 municípios do Brasil estão testando a teoria construída. Uma vez confirmado que esta teoria de mudança resulta em melhoria, estará disponível para ser implementada para o cuidado de pessoas com sífilis. Resultados: O Diagrama Direcionador está organizado em 5 direcionadores primários: 1) Gestantes com acesso ao pré-natal sem barreiras; 2) Fluxo de atendimento da gestante com sífilis sem interrupções; 3) Equipes altamente capacitadas no atendimento culturalmente apropriado da gestante com sífilis; 4) Gestantes, familiares e parcerias sexuais envolvidas na prevenção e tratamento da sífilis; 5) Lideranças engajadas na redução da sífilis na gestação; aos quais se relacionam os 8 direcionadores secundários: 1) Co-criar mecanismos eficientes de agendamento e atendimento pré-natal que sejam culturalmente sensíveis e se adaptem as necessidades das diferentes populações; 2) Disponibilizar diariamente nas unidades o VDRL e Teste Rápido para sífilis; 3) Promover a gestão efetiva dos casos de sífilis e de reinfecção; 4) Garantir a disponibilidade e aplicação dos medicamentos; 5) Capacitar os profissionais de saúde na aplicação dos protocolos de pré-natal e de atendimento da gestante com sífilis; 6) Capacitar os profissionais de saúde na aplicação de abordagens culturalmente apropriadas a gestante e parceria com sífilis; 7) Desenvolver ações culturalmente apropriadas sobre a sifilis para as gestantes famílias e parcerias sexuais. (Incluindo a identificação de violência entre parceiros íntimos); 8) Criar mecanismos de envolvimento da liderança no acompanhamento das ações e resultados da Colaborativa.

A Estratégia de Medição da teoria de mudança foi construída em consonância com o objetivo do projeto e dos principais processos envolvidos, tendo sido determinados indicadores de resultado, processo e equilíbrio. Esta colaborativa também fomenta a formação de líderes de alto impacto, que concentrem seus esforços em alcançar melhor saúde e melhor atendimento para a população. Conclusões: A teoria de mudança representa uma oportunidade de promover transformações nos processos de trabalho de equipes da atenção básica para o cuidado de gestantes no pré-natal, com vistas à redução da transmissão vertical da sífilis e ainda proporcionar aprendizagem sobre os fundamentos da Ciência da Melhoria e do Modelo de Melhoria do IHI, os quais poderão ser utilizados no futuro em outras iniciativas, dentro e fora das unidades selecionadas.

Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Interna - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO