Banca de DEFESA: ROBERTA DE FÁTIMA DA NÓBREGA SOUZA

DISCENTE : ROBERTA DE FÁTIMA DA NÓBREGA SOUZA
DATA : 09/04/2021
LOCAL: Meet

GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE TRABALHO EM UM BANCO DE LEITE HUMANO: IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES DE MELHORIA

Melhoria de Qualidade; Banco de Leite Humano; Processo de Trabalho

Introdução: O presente estudo integra a implantação de um ciclo de melhoria da qualidade para avaliar os processos de trabalho em um Banco de Leite Humano (BLH). Os BLH se constituem como um serviço especializado, responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, do seu processamento, controle de qualidade e distribuição, regidos pela Resolução da Diretoria Colegiada n°171/ 2006 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É de competência do BLH registrar as etapas do processo de trabalho. Diante da importância das ações desempenhadas pelos BLH ressalta-se a necessidade de gerir a qualidade dos processos de trabalho, através de estudos que primem pela melhoria da qualidade. Objetivo: Avaliar os processos de trabalho em um Banco de Leite Humano (BLH) antes e depois da realização de um ciclo de melhoria da qualidade. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, com desenho quase experimental do tipo antes e depois da realização de um ciclo de melhoria no BLH da Maternidade Escola Januário Cicco, instituição pública que integra a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, situada no município de Natal-RN. Resultados: Foi elaborado protocolo operacional para o serviço, bem como implantado a realização de consultas informatizadas e sistema eletrônico de cadastro de doadoras e doações de leite humano ordenhado. Foram construidos 9 critérios de qualidade, baseados na RDC n°171, destes 4 foram medidos. Os resultados obtidos com avaliação do nível de cumprimento dos critérios antes e depois das intervenções e  a significância estatística foram apresentados através de métodos gráficos. Conclusão: Tendo em vistas as melhorias alcançadas, percebe-se que o ciclo de melhoria é uma ferramenta efetiva para qualidade dos processos de trabalho em Banco de Leite Humano.

Presidente - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Interna - 1195933 - ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA