Banca de DEFESA: MARIA SOLANGE MOREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA SOLANGE MOREIRA DE LIMA
DATA : 09/03/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Formato remoto - Google Meet
TÍTULO:

IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE EM UM CENTRO DE CUIDADOS INTENSIVOS: aplicação de um ciclo de melhoria


PALAVRAS-CHAVES:

Segurança do paciente; Sistemas de identificação de pacientes; Qualidade da assistência à saúde.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Introdução: Definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a identificação do paciente é uma ação que tem como objetivo regulamentar o processo de segurança na assistência prestada pelas instituições de saúde, bem como minimizar a possibilidade de danos, e ainda, assegurar que determinado cuidado, procedimento ou tratamento é destinado a ele. Objetivo: Avaliar a qualidade da identificação antes e após a realização de um ciclo de melhoria e analisar a eficácia da intervenção na melhoria da qualidade no processo de identificação do paciente. Metodologia: Trata-se da implementação de um ciclo de melhoria interno, observacional e de intervenção, utilizando um desenho quase experimental, antes e depois, com abordagem quantitativa em um Centro de Cuidados Intensivos. Foram elaborados sete critérios para avaliação da qualidade do processo de identificação. Os resultados da intervenção foram submetidos à análise estatística e apresentados em gráfico de Pareto, para demonstrar o nível de melhoria. Resultados: Pode-se inferir que a qualidade do processo de identificação apresentou melhoria significativa nos valores referentes ao cumprimento das conformidades nos critérios avaliados. Foi observado significância estatística (p<0,001) nas avaliações dos critérios C1, C2, C3, C4 e C6 com aumento nos valores de cumprimento após a intervenção do ciclo de melhoria. O critério C5 apresentou bons resultados desde avaliação inicial e C7 apresentou melhoria, porém não atingiu o nível de significância. Conclusões: O presente estudo evidenciou que o ciclo de melhoria realizado com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de identificação do paciente mostrou-se efetivo. Foi possível envolver as partes interessadas, estimular a participação da equipe assistencial e melhorar os processos organizacionais relacionados a temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Externa à Instituição - ISABEL KAROLYNE FERNANDES COSTA - EBSERH
Notícia cadastrada em: 01/03/2021 21:16
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