Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIA CAVALCANTE ROCHA

DISCENTE : FABRICIA CAVALCANTE ROCHA
DATA : 06/11/2019
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

MELHORIA DA QUALIDADE NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

Centro Cirúrgico Hospitalar; Gestão da Qualidade; Ortopedia; Planejamento de Assistência ao Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde.

O processo de planejamento de cirurgia é iniciado pela indicação do procedimento de acordo com a necessidade do paciente, perpassa pelos cuidados pré-operatórios para a execução da cirurgia no centro cirúrgico e finaliza com cuidados pós-operatórios e orientações de alta hospitalar. A assistência cirúrgica nos três momentos (pré, intra e pós-operatório) é uma dinâmica peculiar porque envolve diversos atores e tecnologias de variadas densidades que devem estar sincronizadas para atingir um objetivo final que é a cirurgia realizada em tempo hábil e sem nenhum tipo de agravo ao paciente em qualquer fase do processo assistencial cirúrgico. O estudo objetiva avaliar a melhoria no processo de planejamento de cirurgias ortopédicas eletivas em um hospital público referência em trauma por meio da implementação de um programa de gestão da qualidade. O estudo será quase experimental, do tipo antes e depois, sem grupo controle com abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade com análise do problema, intervenção e monitoramento. Nesse sentido, foram elaborados critérios para avaliação da qualidade do planejamento de cirurgias em um hospital público de referência em trauma, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face como a relevância lógica ou aparente, de conteúdo relacionado à dimensão da qualidade, necessidades e expectativas dos profissionais e ainda, de critério, com utilização das evidências científicas. Pretende-se desenvolver o estudo no período de setembro de 2019 a outubro de 2020. Os dados serão submetidos à análise estatística descritiva e inferencial e os resultados obtidos  apresentados em gráfico de Pareto, no qual poderá ser observado se houve melhoria e sua significância. O estudo seguirá os procedimentos éticos exigidos pelas Resoluções Nº510/2016 e Nº580/2018, sendo submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Externa ao Programa - 1863377 - MARIA ALZETE DE LIMA
Presidente - 784.321.701-00 - VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS PENNAFORT - EBSERH
Interno - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN