Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFHAEL BRITO DE ALMEIDA SANTOS

DISCENTE : RAFHAEL BRITO DE ALMEIDA SANTOS
DATA : 06/11/2019
LOCAL: SALA 2 DO NESC- NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA DA UFRN

Título: Utilização do Maternal Early Warning Score (MEWS) para melhoria da qualidade da assistência à mulher em uma maternidade pública.

Palavras Chaves: Obstetrícia, Alerta, Saúde da Mulher.

INTRODUÇÃO: O Maternal Early Warning Score (MEWS) é um instrumento baseado nas alterações dos sinais vitais que permite detectar o agravamento clínico de uma paciente internada e possibilita a realização de uma intervenção precoce. Sua utilização conseguiu demonstrar uma diminuição da morbidade materna em diversos hospitais pelo mundo. Assim, o OBJETIVO desse projeto é implementar o MEWS na avaliação das mulheres internadas nas enfermarias da MEJC. Médodo: Esse estudo é um projeto de intervenção baseados nos princípios da melhoria da qualidade, a pesquisa será desenvolvida na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), maternidade ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e administrada pela estatal Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A população-alvo da pesquisa serão os profissionais de enfermagem e médicos que atuam diretamente na assistência das enfermarias e todas as pacientes internadas nas enfermarias de Alto Risco, Alojamento Conjunto e Unidade de Pequena cirurgia. A intervenção será desenvolvida em cinco etapas sendo a primeira etapa a apresentação da pesquisa para o conselho gestor do hospital com o intuito de motivar e demonstrar a importância e os benefícios da aplicação do MEWS, em uma segunda etapa será desenvolvido um fluxograma da assistência a ser realizada com os resultados encontrados na aplicação do MEWS. Na terceira etapa será desenvolvido junto ao setor de tecnologia da informação a implantação do MEWS dentro do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU), o qual já é amplamente utilizado no registro da assistência. Será desenvolvido o “Painel MEWS”, com o intuito de ser um aplicativo que possa rastrear os sinais vitais registrados nos prontuários e que possa automaticamente fazer a classificação do MEWS e gerar alertas para equipe responsável de fazer a reavaliação da paciente. Na quarta etapa será realizado um treinamento através de aulas ilustrativas e estudos de casos para todos os servidores dos setores foco da pesquisa, com o intuito de treina-los para usar o MEWS e o fluxograma da assistência. Também será realizado a apresentação do MEWS em foco nas enfermarias, demonstrando o funcionamento na prática do painel. Como quinta etapa será realizado um monitoramento da aplicação do MEWS nas mulheres internadas nas enfermarias, sendo monitorados os registros dos sinais vitais e as reavaliações alertadas pelo uso do aplicativo “Painel MEWS”. A coleta de dados será realizada de forma retrospectiva em pesquisa de prontuários eletrônicos das pacientes, mensalmente, durante um período de 06 meses, podendo ser estendido por mais 04 meses, dependendo da necessidade de mais dados conclusivos, a análise dos dados será de forma descritiva, podendo ainda ser utilizado uma análise estatística inferencial adotando o nível de confiabilidade de 95%. Resultados Esperados: Espera-se que o projeto possa despertar a mudança de atitude dos profissionais perante uma assistência adequada e em tempo oportuno para todas as pacientes.

Externo à Instituição - GILBERTO MARTINS SANTOS - UFSM
Externa à Instituição - LUZIA CLARA CUNHA DE MENEZES - UFRN
Presidente - 347772 - NILMA DIAS LEAO COSTA
Interna - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES