Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE GOMES NETO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE GOMES NETO JUNIOR
DATA: 28/03/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva - UFRN
TÍTULO:

Aplicação de um Ciclo de Melhoria para uma Correta Identificação do Paciente


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema de identificação do paciente. Segurança do Paciente. Melhoria da Qualidade


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Objetivo

Avaliar o nível de cumprimento de identificação do paciente, identificar quais critérios possuem maior representatividade no número total de falhas, definir e implementar ações preventivas e corretivas para melhoria na identificação do paciente e reavaliar o ciclo de melhoria.

Método

Este ciclo de melhoria transcorreu no complexo hospitalar da Liga Contra o Câncer, através da avaliação de 7 critérios da qualidade inerentes a identificação do paciente. Estes, foram analisados quanto sua validade e confiabilidade pelo índice KAPPA. A amostragem foi sistemática e aleatória simples, com avaliação retrospectiva e observação direta. A partir da primeira avaliação foi elaborado o diagrama de afinidades, ordenando e sistematizando a intervenção para melhoria da qualidade. Para identificar o nível de cumprimento foram calculados a estimação pontual e o intervalo de confiança (95%). Para comparar as avaliações e analisar a efetividade do ciclo de melhoria foi estimado a melhoria absoluta, relativa e a significação estatística pelo teste de valor Z unilateral (p ≤ 0,05).

Resultados

A avaliação inicial revelou índices variados de cumprimento dos critérios de qualidade. Os de identificação do leito e identificação por pulseira não foram atingidos. A identificação de prontuários e identificação da solicitação de exames apresentaram níveis de cumprimento entre 20% a 30%, a identificação das solicitações de hemocomponentes e peças de anatomopatológico cumpriram de 50% a 60%, a identificação dos exames de imagem cumprimento acima de 80%.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Interno - 1868020 - ZENEWTON ANDRE DA SILVA GAMA
Notícia cadastrada em: 18/03/2016 10:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao