Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALEXANDRE DE SOUZA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALEXANDRE DE SOUZA MEDEIROS
DATA: 23/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva - UFRN
TÍTULO:

Efeitos de um ciclo de melhoria na qualidade da prescrição e administração de medicamentos em um hospital público brasileiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Segurança do paciente; Erros de medicação; Qualidade da Assistência à Saúde


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

A segurança do paciente sendo uma das dimensões da qualidade, é um desafio para os profissionais de saúde. Evitar a ocorrência de eventos adversos durante a terapia medicamentosa torna-se de extrema importância na prestação de uma assistência mais segura. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia de um ciclo de melhoria na qualidade das prescrições e na administração de medicamentos. O ciclo de melhoria com desenho quase-experimental, antes-depois, foi desenvolvido em um hospital de referência em doenças infectocontagiosas na cidade do Natal-RN. Foram selecionados aleatoriamente prontuários de pacientes internados. Para avaliação do nível de qualidade de prescrição e administração de medicamentos foram considerados 12 critérios de qualidade desenvolvidos por um grupo de especialistas. A avaliação inicial revelou deficiência no nível de qualidade em onze critérios e após o planejamento e a aplicação de uma intervenção estruturada, observou-se melhora estatisticamente significativa em cinco destes critérios. Por outro lado, houve piora no nível de qualidade em dois critérios, sendo estatisticamente significativa em um deles. Com base nestes resultados, podemos concluir que apesar das dificuldades enfrentadas durante a intervenção planejada, foi possível melhorar o nível de qualidade de forma significativa em quase metade dos critérios.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Interno - 1868020 - ZENEWTON ANDRE DA SILVA GAMA
Notícia cadastrada em: 07/03/2016 11:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao