Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ VIEIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉ VIEIRA DOS SANTOS
DATA : 20/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Google MEET
TÍTULO:

C0NTR0LL: Sistema de Reconhecimento de Gestos e Gerenciamento de Ações em Jogos Digitais


PALAVRAS-CHAVES:

Estimação de Pose; Jogos Digitais; Reabilitação Virtual; Aprendizado de máquina.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Em jogos digitais, o controle é o elemento que integra o jogador ao mundo virtual.
Com o surgimento dos recentes dispositivos de entrada, tornou-se possível capturar gestos
da pose humana através de sensores, possibilitando uma nova forma de interação entre
homem-máquina. A aplicação de técnicas de aprendizado de máquina no contexto de
captura da pose humana tem se destacado e vem sendo abordada em diversas áreas. As
técnicas e os dispositivos de reconhecimento de pose têm demonstrado ser um grande
artificio quando usados em simulação no âmbito da reabilitação. No entanto, muitos
desses dispositivos possuem suas limitações que, geralmente, não se adéquam ao perfil
da saúde, tornando muitas vezes inviável a sua utilização no contexto da reabilitação.
Com base nesse contexto, este trabalho apresenta o designe e a implementação de um
sistema que visa proporcionar aos jogadores e profissionais da saúde a possibilidade de
gerenciar movimentos em jogos através de uma experiência de gestos corporais completa,
permitindo que esses jogos possam se adequar aos objetivos esperados por cada perfil de
usuário. Os resultados desta pesquisa contribuem para as inovações futuras, nos campos
teórico e prático, promovendo o desenvolvimento de jogos digitais sérios com diferentes
objetivos. Diante dos resultados apresentados, considera-se que o C0NTR0LL apresentou
resultados potencialmente eficazes.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1885001 - ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO RODRIGUES
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
Notícia cadastrada em: 19/08/2020 08:13
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa19-producao.info.ufrn.br.sigaa19-producao