Banca de QUALIFICAÇÃO: CAINÃ OGUM GONÇALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAINÃ OGUM GONÇALVES DA SILVA
DATA : 02/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Museu de Ciências Morfológicas
TÍTULO:
Avaliação da atividade anti-tumoral de nanopartículas magnéticas do tipo core shell polissacaridicas carreadoras de Oxaliplatina no câncer colorretal.
 

PALAVRAS-CHAVES:
Câncer colorretal alotópico, nanopartículas core shell, nanopartículas de goma de caju.
 

PÁGINAS: 40
RESUMO:
O câncer colorretal (CCR) está entre os cânceres mais estudados devido sua alta incidência e mortalidade em todo o mundo. Muitos de seus tratamentos são considerados limitados e paliativos. Por isso, é imperativo o desenvolvimento de novas opções terapêuticas e diagnósticas. Dentre essas opções, destacam-se as nanopartículas core-shell (NPCS) e as nanopartículas de goma do caju (NP-GC), pois são dotadas de grande potencial citotóxico e antiproliferativo no microambiente tumoral (TME), além de poderem ser associadas a quimioterápicos como a oxaliplatina (OXA), formando uma plataforma de nanossistemas híbridos capaz de diminuir a resistência desses quimioterápicos e aumentar a sua chegada no TME. Além disso, as NPCS, por sua capacidade magnética, podem causar a morte de células tumorais por hipertermia, e com sua característica fluorescente, podem ser rastreadas no organismo vivo. Para explorar algumas dessas potencialidades, nosso grupo sintetizou, caracterizou e testou a ação desses nanosistemas híbridos em cultura celular de linhagem CCR, e posteriormente em um modelo in vivo (murino) de CCR alotópico. Como resultado, observamos que as NP-GC core-shell associadas a OXA apresentaram um tamanho de 217nm e um potencial zeta de 30.0mV e não apresentaram citotoxicidade por azul de tripan em células CT-26 nos tempos de 4 hs, 24 hs e 48 hs na concentraçao de 5µg/mL submetidas ou nao a um campo magnético, por 3 minutos, nos mesmos tempos e concentração. Por outro lado, a viabilidade celular a OXA foi maior nos tempos de 7,5 µg/mL(p<0,05), 10 µg/mL (p<0,01) e 15 µg/mL (p<0,01) nos tempos de 24 e 48 horas. O próximo passo do nosso trabalho será testar a citotoxicidade da NP-GC-CS-OXA na concentração de 7,5 µg/mL nos tempos de 4 a 48 horas submetidas ao campo magnético por 3 minutos, realizar um estudo de apoptose por ANEXINA/PI por citometria de fluxo nas mesmas condições nas celulas CT-26 e avaliar a atividade antitumoral nos tumores alotopicos do CCR.
 

MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1544854 - NAIANNE KELLY CLEBIS
Presidente - 2329140 - RAIMUNDO FERNANDES DE ARAUJO JUNIOR
Interna - 1733434 - RENATA FIGUEIREDO ANOMAL
Notícia cadastrada em: 18/02/2023 23:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao