Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA GLORIA ROGERIO DE CARVALHO GAMA

DISCENTE : ANA GLORIA ROGERIO DE CARVALHO GAMA
DATA : 20/12/2019
LOCAL: A definir

PROJETOS DE LETRAMETO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Projetos de Letramento. Educação para o Trânsito. Gêneros Textuais. Pesquisa-ação.

Os elevados índices de acidentes e mortes no trânsito levaram a Organização das Nações Unidas (ONU, 2011) a definir o período de 2011 a2020 como a “Década de Ações para Segurança Viária no Mundo”, recomendando que todos os países planejem e executem ações com intuito de reduzir vítimas. Nesse sentido, este trabalho, de pesquisa-ação, centra foco na educação para o trânsito e tem como objetivo investigar as implicações dos Projetos de Letramento para a melhoria das práticas de leitura e de escrita dos alunos assim como para a sua atuação consciente no trânsito. Participam da pesquisa discentes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública municipal da cidade de São Bento do Trairi-RN. Teoricamente, fundamentamo-nos na perspectiva do Letramento como práticas sociais (KLEIMAN, 2005; 2010), nos pressupostos dos Projetos de Letramento (OLIVEIRA, 2008; TINOCO, 2008; SANTOS, 2012; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011), assim como na Teoria dos Gêneros Textuais (BRONCKART, 2003) e nos dispositivos legais que regem a condução de veículos no trânsito (BRASIL, DENATRAN, 2006; PAULUS 2012). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) de abordagens de dados qualitativos (BORTONI-RICARDO, 2008; BOGDAN; BIKLEN, 1994), visto que implementamos uma análise indutiva das questões investigadas, procurando interpretá-las a partir do que expressam os colaboradores da pesquisa acerca do seu fazer durante as ações do projeto. A análise parcial dos dados aponta que o desenvolvimento do Projeto de Letramento suscita o envolvimento ativo dos alunos nas ações e atividades realizadas, o que contribuiu para a melhoria das práticas de leitura e de escrita, como também para o seu despertar para o comportamento responsável no trânsito.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Externa à Instituição - NADIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO - UERN
Notícia cadastrada em: 17/12/2019 21:04