Banca de DEFESA: GENÚBIA CRISTIANE BARBOSA

DISCENTE : GENÚBIA CRISTIANE BARBOSA
DATA : 29/11/2019
LOCAL: Sala Multimeios

O VERBOVISUAL NOS DICIONÁRIOS ESCOLARES DO TIPO 3: AS IMAGENS COMO POTENCIALIZADORAS DOS SIGNIFICADOS DE VERBETES

Lexicografia. Multimodalidade. Verbetes. Imagens. Pesquisa-ação.

Vivemos na chamada sociedade da informação, em que os textos são permeados de múltiplas linguagens. O visual ganha destaque, as imagens figuram não apenas como acessórios, mas como fontes de conhecimento, permitindo uma compreensão mais eficaz do que é exposto. Tomando como base este cenário, esta dissertação abordou à multimodalidade nos dicionários escolares do tipo 3, destinados aos últimos anos do ensino fundamental. A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: como as imagens presentes nos dicionários podem contribuir para potencializar o entendimento das definições dos verbetes, ao serem apresentadas aos jovens? Assim, foi traçado o seguinte objetivo geral: compreender a importância da imagem para a construção dos sentidos em verbetes de dicionários escolares. Para isso, utilizou-se como subsídios teóricos e conceituais as contribuições de autores como: Krieger (2012), Pontes (2009; 2010), Santiago (2012) e Carvalho (2011) nos estudos voltados para a Lexicografia e o léxico; Dionísio (2014), Kleiman (2013) e Vieira (2015) nas questões referentes à multimodalidade. No que concerne aos aspectos metodológicos, a investigação configura-se como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005) e objetivou primordialmente aplicar uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) com vistas à leitura e análise das definições de palavras nos dicionários selecionados para o estudo, com ênfase nos aspectos imagéticos das ilustrações dos vocábulos. Deste modo, as atividades desenvolvidas oportunizaram aos educandos uma reflexão de como as imagens contribuem significativamente para o entendimento das definições expostas. Os resultados demonstraram que a união entre texto escrito e imagem contribui significativamente para a compreensão dos significados dos verbetes. Deste modo, evidencia-se a importância da utilização dos dicionários em sala de aula de forma constante e contínua, uma vez que são ferramentas indispensáveis no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa, em especial, da leitura e da escrita.

Presidente - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo à Instituição - ANTONIO LUCIANO PONTES - UERN
Notícia cadastrada em: 20/11/2019 16:46