Banca de QUALIFICAÇÃO: WALTER FERREIRA GONÇALVES

DISCENTE : WALTER FERREIRA GONÇALVES
DATA : 04/09/2017
LOCAL: a definir

LETRAMENTO LITERÁRIO: INFLUÊNCIAS DA LITERATURA NAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA

Palavras-chave: Leitura literária. Letramento. Letramento literário.

RESUMO

O letramento literário está relacionado às práticas de leitura e de escrita que o aluno realiza fora e dentro da escola, de forma individual e coletiva, com e sem orientação. O foco desse processo é a literatura , em verso e em prosa, cujos textos, entre tantas coisas, desenvolvem a conversação, fruição, capacidade de pensar, elabora experiências e possilita aprendizagens linguísticas. Um pessoa letrada demonstra maiores habilidades e competências nas diversas decisões do cotidiano nos mais variados contextos, através das práticas e eventos de letramento dos quais participa. E a escola é uma das mais fortes das agências de letramento, a qual também se torna responsável pelas grandes transformações sociais e humanas. Sendo assim, este trabalho de intervenção servirá de suporte pedagógico-investigativo na melhoria da qualidade do letramento literário desejado. Para isso, utilizo um referencial teórico pautado nos estudos sobre letramento defendidos por Kato (1986), Kleiman (1995) e Soares (2006); letramento literário com Cosson (2007); importância e função da literatura Cândido (1995), Rojo (2004) e Compagnon (2009); sobre abordagem da literatura nos livros didáticos Pinheiro (1995), Cagliari (1992) e Bernardes (2005); e metodologia de trabalho de leitura com Geraldi (1984), Solé (1998) e Bamberger (2002). O material utilizado na sequência didática está orientado pelos pesquisadores Dolz e Schneuwly (2004), com o gênero fábula, composto por análises de fábulas de origem chinesa, organizadas por Márcia Schmaltz e Sérgio Capparelli; de criação de Esopo; reproduzidas pelo francês Jean de La Fontaine e autores brasileiros, como Monteiro Lobato e Carlos Pinheiro, Millôr Fernandes e José Justiniano da Rocha.

Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - UERN
Notícia cadastrada em: 03/09/2017 23:24