Banca de DEFESA: FRANCISCA WALDENIRA BARBOSA SILVA

DISCENTE: FRANCISCA WALDENIRA BARBOSA SILVA
DATA: 20/08/2015
LOCAL: SEDIS

ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: processos de retextualização de lendas

PALAVRAS-CHAVES: contínuo de fala e escrita, gênero textual, retextualização

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O presente estudo tem o objetivo de tratar as relações entre fala e escrita concebidas em um quadro de inter-relações e gradações, no contexto das práticas comunicativas e dos gêneros textuais para resolver um problema da interposição de estilos em produções textuais que tem por finalidade avançar de uma concepção discursiva próxima da fala para uma configuração lingüística mais próxima da escrita. Para realizar esse estudo intervencionista, aplicamos um projeto de leitura e escrita do gênero textual lenda por meio de sequências textuais que contemplam aspectos discursivos, composicionais e linguísticos. Em relação a esse último aspecto, selecionamos as operações de retextualização propostas por Marcuschi (2010) e sua concepção de gêneros textuais a partir do contínuo de fala e escrita, para o tratamento da problemática apresentada. Após a aplicação da presente intervenção com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, selecionamos o corpus para a análise, dividido em duas categorias: a primeira diz respeito à seleção de 22 redações produzidas na primeira versão, e a segunda se refere à escolha de 22 redações retextualizadas na versão final, após a intervenção com os aspectos abordados no projeto. Através da análise comparativa dos dados obtidos, observamos um avanço significativo da versão final em relação à primeira com respeito à adequação da sequência narrativa prototípica do gênero escolhido, a partir do estudo de Adam (2011), em razão da abordagem das operações supracitadas, principalmente da 8ª operação sobre a reorganização dos tópicos dos textos com a finalidade de adequar a produção textual ao gênero e à situação discursiva relacionada à esfera pública de comunicação por meio da produção de um livro para circulação na biblioteca da escola, determinada pelo projeto. Por esse motivo, apontamos a produção textual que considere a relação fala e escrita levando em consideração a perspectiva de inter-relações entre fala e escrita defendida por Marcuschi (2010), bem como as operações de retextualização como meio de compreender essa relação e contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à adequação do gênero textual à situação comunicativa.

Presidente - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo à Instituição - JOSÉ DA SILVA SIMÕES - USP
Notícia cadastrada em: 06/08/2015 15:21