Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA FREIRE RODRIGUES

DATA: 21/08/2014
LOCAL: Auditório da Superintendência de Infraestrutura

COMENTÁRIO CRÍTICO: PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA PARA ALUNOS DE 9º ANO

Gêneros discursivos/textuais; Produção textual escrita;  Operadores argumentativos; Conectores coesivos; Sequência didática.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

O propósito deste estudo é propor uma intervenção pedagógica, concernente à produção textual escrita, voltada para o desenvolvimento das habilidades relativas à coerência, coesão e estrutura do texto argumentativo, tendo como público-alvo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do Estado do Rio Grande do Norte. Este trabalho insere-se em um contexto de ensino de Língua Portuguesa, à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no que diz respeito à noção de gênero e de ensino, embasando-se na perspectiva dialógica de gênero do discurso (BAKHTIN, 1992), de linguístico do texto de (Adam, 2011), (MARCUSCHI, 2008), (KOCH, 2004a) e sócio-interacionista (BRONCKART, 2003) de língua, além de conceitos da teoria da argumentação (DUCROT, 2003), (KOCH 2004b), (ADAM, 2011), (ANTUNES, 2005) entre outros autores. Buscaremos, por meio de uma metodologia de intervenção pedagógica, desenvolver a capacidade linguística e argumentativa do sujeito por meio da escrita de comentários críticos. Por fim, pretendemos desenvolver uma sequência didática que possibilite ações de linguagem, estimulando nos alunos um pensamento crítico-reflexivo sobre os elementos constitutivos do texto de opinião, ressaltando a relevância do uso adequado dos operadores linguísticos da argumentação e dos conectores coesivos com vistas ao estabelecimento da coerência textual nas produções textuais escritas.

Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS