Banca de DEFESA: MARCELO DE BARROS BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO DE BARROS BARBOSA
DATA: 20/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do DIMAp
TÍTULO:

EUPAT for WoW: Uma Ferramenta de Assistência à Programação por Usuário Final


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem de programação visual, ambiente de programação para iniciantes, educação, programação de jogos, Programação por Usuário Final, Interação Humano-Computador, EUPAT for WoW, World of Warcraft.


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Linguagens de Programação
RESUMO:

Neste trabalho, apresentamos uma ferramenta cujo intuito é auxiliar não-programadores, jogadores de videogame, na criação de extensões na forma de Add-ons para o World of Warcraft, o jogo online. Nele, o usuário pode criar extensões customizando completamente sua interface, de forma a reinventar a sua experiência de jogo e melhorar sua jogabilidade. A criação de extensões para aplicativos e jogos surgiu da crescente necessidade de fornecer aos usuários mecanismos eficientes de Programação por Usuário Final, permitindo que os mesmos preenchessem suas necessidades singulares através da criação, customização e especificação de extensões em software. Em World of Warcraft mais especificamente, os Add-ons exploram um tipo de extensão na qual os jogadores passam a programar sua própria interface de usuário ou a fazer uso de interfaces criadas por outros usuários. No entanto, realizar a programação dessas extensões - os Add-ons - não é uma tarefa fácil. Dentro deste contexto, desenvolvemos a ferramenta EUPAT for WoW (do inglês, End-User Programming Assistance Tool for World of Warcraft) que oferece assistência à criação de Add-ons. Além disso, investigamos como usuários jogadores com e sem conhecimento de programação são beneficiados. Os resultados desta pesquisa permitiram refletir sobre as estratégias de assistência de programação por usuário final no contexto de jogos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149392 - JAIR CAVALCANTI LEITE
Interno - 1356585 - LEONARDO CUNHA DE MIRANDA
Externo à Instituição - SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - PUC - RJ
Notícia cadastrada em: 27/12/2012 14:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao