Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL ALENCAR DA COSTA

DISCENTE: DANIEL ALENCAR DA COSTA
DATA: 28/11/2012
LOCAL: Sala de reuniões do DIMAp

Análise da Produtividade de Projetos de Software usando Mineração de Processos e de Repositórios de Software

Mineração de Processos, Mineração de Repositórios de Software, Produtividade de Software

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Minerações de Repositórios de Software (MRS) é uma área que busca analisar repositórios de software em busca de informações relevantes para a pesquisa e para a prática na área de Engenharia de Software. As minerações buscam transformar informações estáticas de repositórios de software em informações relevantes que auxiliem a tomada de decisão de um determinado projeto de software. Por outro lado, a área de Mineração de Processos busca descobrir como funciona o processo de uma determinada organização por meio da análise de logs produzidos por sistemas que executam esse processo. Trabalhos recentes têm buscado utilizar as técnicas de MRS e de Mineração de Processos para enriquecer as análises sobre como funcionam os projetos de software, tais como, entender como funciona o processo de desenvolvimento ou que ações os desenvolvedores realizam. Contudo, poucos destes trabalhos buscam utilizar tais técnicas com o objetivo de analisar a produtividade dos desenvolvedores de software, assim como não apresentam uma maneira sistemática de integrar estas técnicas. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo propor uma integração sistemática entre as técnicas de MRS e mineração de processos, com o objetivo de conduzir estudos experimentais que busquem analisar a produtividade de desenvolvedores de software em projetos de software.

Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1802737 - GIBEON SOARES DE AQUINO JUNIOR
Externo ao Programa - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO