Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERTON RANIELLY DE SOUSA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON RANIELLY DE SOUSA CAVALCANTE
DATA: 31/10/2011
HORA: 09:00
LOCAL: sala de reuniões DIMAp
TÍTULO:

Cloud Integrator: Uma plataforma para composição de serviços em ambientes de Computação em Nuvem


PALAVRAS-CHAVES:

Computação Orientada a Serviços. Computação em Nuvem. Web Semântica. Composição de serviços Web semânticos. Integração de plataformas de Computação em Nuvem.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Com o avanço do paradigma de Computação em Nuvem, um único serviço oferecido por uma plataforma de nuvem pode não ser suficiente para satisfazer todos os requisitos da aplicação. Para satisfazer tais requisitos, ao invés de um único serviço, pode ser necessária uma composição de serviços que agrega serviços providos por diferentes plataformas de nuvem. A fim de gerar valor agregado para o usuário, essa composição de serviços providos por diferentes plataformas de Computação em Nuvem requer uma solução em termos de integração de plataformas, o que envolve a manipulação de um vasto número de APIs e protocolos não interoperáveis de diferentes provedores, além do uso de vários serviços de descoberta de serviços. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta o Cloud Integrator, uma plataforma de middleware para composição de serviços providos por diferentes plataformas de Computação em Nuvem, que considera, em tal composição, metadados acerca dos serviços, como QoS (Quality of Service), preço etc. Por meio da integração complementar dos paradigmas de computação orientada a serviços e de Computação em Nuvem, o Cloud Integrator possibilita o uso dos serviços providos pelos provedores de maneira transparente para usuário, sendo necessárias soluções para publicação, descoberta e composição desses serviços. Em termos de infraestrutura de nuvem, o Cloud Integrator situa-se na camada PaaS – Platform as a Service, permitindo que os recursos HaaS – Hardware as a Service, SaaS – Software as a Service e DaaS – Data as a Service sejam disponibilizados para os usuários de modo que estes possam criar aplicações consistindo da composição de serviços providos por essas plataformas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1213777 - THAIS VASCONCELOS BATISTA
Externo ao Programa - 1678918 - NELIO ALESSANDRO AZEVEDO CACHO
Externo à Instituição - NOEMI DE LA ROCQUE RODRIGUEZ - PUC - RJ
Notícia cadastrada em: 11/10/2011 15:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao