Banca de DEFESA: SAMUEL LINCOLN MAGALHAES BARROCAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMUEL LINCOLN MAGALHAES BARROCAS
DATA: 29/08/2011
HORA: 09:00
LOCAL: sala de reuniões DIMAp
TÍTULO:

JCircus 2.0: Uma Extensão da ferramenta de tradução de Circus para Java


PALAVRAS-CHAVES:

Métodos Formais, Circus, Java, Tradução


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Circus é uma linguagem formal cuja sintaxe é baseada nas sintaxes das linguagens Z e CSP, e que engloba um cálculo de refinamento. Circus possui um parser em Java que foi desenvolvido estendendo-se o parser de Z, pela CZT (Community Z Tools). Este parser foi utilizado para a implementação de dois aplicativos Java, chamados JCircus e CRefine. CRefine é uma ferramenta que realiza o refinamento de especificações Circus. Circus possui uma estratégia de tradução de especificações Circus para Java associada a ela. Esta estratégia de tradução foi implementada e verificada através de JCircus, que foi implementado com o uso da versão mais antiga do parser de CZT. O código Java gerado por JCircus faz uso de uma API de Java chamada JCSP, que implementa uma parte das primitivas da linguagem CSP. O fato de JCSP não implementar CSP completamente faz com que a estratégia de tradução de Circus para Java seja não-trivial. Algumas primitivas de CSP, como paralelismo, escolhas externa e interna, abstração, comunicação, e multi-sincronização são implementadas em JCSP de forma parcial, ou não são implementadas.

Esta dissertação propõe estender a estratégia de tradução de Circus para Java, e habilitar JCircus para que ele seja integrado com CRefine. Para realizar estas tarefas, é necessário: migrar JCircus à versão mais nova do parser de CZT e prover uma estratégia de tradução para as primitivas de CSP cuja tradução para Java não é trivial. Como escopo adicional, esta dissertação também desenvolverá uma ferramenta para fazer testes de unidade com os programas gerados por JCircus, chamada JCSPUnit. Esta ferramenta fará parte da nova versão de JCircus. A versão estendida de JCircus se chamará JCircus++.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADOLFO ALMEIDA DURAN - UFBA
Presidente - 1639701 - MARCEL VINICIUS MEDEIROS OLIVEIRA
Interno - 1221251 - MARTIN ALEJANDRO MUSICANTE
Notícia cadastrada em: 27/06/2011 17:08
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao