Banca de DEFESA: LEONIDAS DA SILVA BARBOSA

DISCENTE: LEONIDAS DA SILVA BARBOSA

DATA: 25/02/2011

LOCAL: sala de seminários do DIMAP

Aprendizado Significativo Aplicado ao Ensino de Algoritmos

Algoritmos, Aprendizagem significativa, Ferramenta de ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

As disciplinas de algoritmos e programação se revelam para muitos alunos como barreiras durante os cursos de computação. Estes, não habituados com novas formas de raciocinar requerida pela disciplina, encontram dificuldades que, por vezes, culminam na reprovação ou evasão. Diante de tal problemática, realizamos neste trabalho, um levantamento sobre os problemas vivenciados pelos alunos com forma de entender e nortear soluções buscadas na tentativa de resolver ou amenizar as dificuldades encontradas pelos alunos. A partir deste levantamento, elaboramos uma metodologia a ser aplicada em sala de aula baseados conceitos da Teoria do Aprendizado Significativo de David Ausubel. Além dessa proposta, desenvolvemos igualmente uma ferramenta de apoio à prática de algoritmos cujo objetivo é de melhor incentivar os alunos no aprendizado de algoritmos e no exercício de raciocínio lógico. Por fim, uma avaliação comparativa entre a metodologia proposta e outra, sem uso dos recursos de aprendizagem significativa, foi realizada e seus resultados analisados.

Externo à Instituição - ANA LUCIA SARMENTO HENRIQUE - IFRN
Presidente - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS