Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO SILVA PALMEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EDUARDO SILVA PALMEIRA

DATA: 15/12/2010

HORA: 09:00

LOCAL: sala de reuniões do DIMAp

TÍTULO:

Uma Ferramenta para Modelagem de Interação e Interface de Usuário


PALAVRAS-CHAVES:

Interface de Usuário, Desenvolvimento Dirigido a Modelos,  Linguagens Específicas de Domínio, Modelos de Interação e Interface.

 


PÁGINAS: 76

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

RESUMO:

Com o avanço da tecnologia e com o surgimento de uma grande variedade de dispositivos, como notebooks, celulares, e outros, torna-se cada vez mais complexo para o designer construir a Interface de Usuário (IU) que atenda as necessidades dos usuários quanto aos aspectos de funcionalidade e usabilidade. Abordagens e ferramentas de desenvolvimento dirigido a modelos (MDD) têm sido utilizadas para  reduzir os esforços na construção do software, mas essas abordagens ou ferramentas geralmente não dão o apoio necessário para a construção da IU, focadas na funcionalidade do software, deixando a construção da IU em segundo plano. Assim, as IUs derivadas dos modelos deixam a desejar principalmente quanto a funcionalidade e usabilidade. Ainda dentro do contexto de MDD e com o objetivo voltado para domínios específicos tem-se a modelagem específica de domínio (DSM), onde os modelos são construídos utilizando linguagens específicas de domínio (DSL), o que permite expressar soluções no nível de abstração do domínio do problema. Dessa maneira, os modelos tornam-se mais específicos e completos, o que pode contribuir na geração de código com melhor qualidade e maior precisão. Assim esse trabalho tem como objetivo apresentar a proposta de desenvolvimento de uma Ferramenta para Modelagem de Interação e Interface de Usuário para auxiliar o designer no desenvolvimento da IU. A ferramenta será desenvolvida com a DSL Tools, onde será elaborada uma DSL (diagramática) que permitirá integrar o modelo de interação, o modelo de interface e os aspectos funcionais. Através desse recurso a ferramenta possibilitará ao designer analisar a estrutura da interação e verificar por inspeção possíveis problemas de funcionalidade e usabilidade, além de gerar parcialmente a interface com base nos modelos. Ainda nesse processo de criação é explorado o uso de padrões de interface como forma de mapear, em um metamodelo, os elementos visuais da interface (descritos como um framework de IU na ferramenta) com os elementos do modelo de interação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149392 - JAIR CAVALCANTI LEITE
Interno - 1709820 - ROBERTA DE SOUZA COELHO
Interno - 1644456 - UIRA KULESZA
Notícia cadastrada em: 08/11/2010 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao