Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO COSME DE SOUZA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANTONIO COSME DE SOUZA JUNIOR

DATA: 29/07/2010

LOCAL: sala de reuniões do DIMAp

Avaliação do uso de smarthones na interação com as aplicações da televisão digital.

TV Digital, Interação Humano-Computador, Smartphones.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

O país atualmente atravessa um momento histórico em relação à maneira de assistir televisão, que é a transição da era da transmissão analógica para a era da televisão digital. Essa nova tecnologia, além de disponibilizar uma qualidade altíssima de áudio e vídeo, também possibilita a execução de aplicativos na televisão. Equipamentos chamados conversores digitais são necessários para permitir a recepção desse novo sinal além de criar o ambiente apropriado necessário para a execução desses aplicativos. Essas aplicações podem ou não estar relacionadas à programação da emissora, e por padrão a única forma de interação se dá por meio do controle remoto. O controle remoto apresenta graves problemas de usabilidade ao tentar utilizá-lo em alguns tipos de aplicações. A partir desse problema, esse trabalho propõe a utilização de um equipamento complementar que seja capaz de contornar os problemas de usabilidade apresentados pelo controle remoto. O equipamento escolhido foi o smartphone. Para a utilização desse novo dispositivo interativo é necessário a criação de uma arquitetura capaz de promover as troca de mensagens entre o conversor digital e o smarphone. Ao final da implementação da arquitetura proposta, uma avaliação, que leva em conta parâmetros bem definidos de usabilidade, deve ser realizada a fim de concluir se a utilização dos smartphones é capaz de permitir uma experiência interativa mais intuitiva, ampla e agradável aos usuários em relação ao controle remoto.

Interno - 350518 - ADILSON BARBOZA LOPES
Presidente - 1149392 - JAIR CAVALCANTI LEITE