Banca de DEFESA: YURI KELVIN NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YURI KELVIN NASCIMENTO DA SILVA
DATA : 07/02/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Lab de Ensino - DIMAp
TÍTULO:

Problema do Caixeiro Viajante com Coleta de Prêmios, Passageiros e Penalidades por Atrasos 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Problema do Caixeiro Viajante com Coleta de Prêmios, Passageiros e Penalidades; Meta-heurísticas, Oimização combinatória. 


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Este trabalho introduz o Problema do Passeio Lucrativo com Passageiros e Penalidades por Atrasos (PPL-PPA). O PPL-PPA é interpretado como um prestador de serviços que possui demandas de clientes a serem atendidas em diferentes localidades. Para cada demanda satisfeita, um valor de bônus é coletado e acrescido no valor total de bônus da jornada de trabalho. As demandas possuem um tempo para serem realizadas e um tempo estimado de início do serviço. A satisfação de uma demanda após seu tempo estimado de início caracteriza um atraso no serviço e, por isso, uma penalidade é imposta reduzindo o valor do bônus a ser coletado pelo serviço prestado de acordo com o tempo de atraso. Ainda, durante sua jornada de trabalho, o prestador de serviços poderá embarcar passageiros no veículo nas localidades das demandas. Cada passageiro embarcado contribuirá com uma parcela para a divisão dos custos de viagem entre todos os ocupantes do veículo em um determinado trecho. Os custos de viagem divididos entre todos não podem exceder o valor de tarifa ofertado por cada passageiro pelo trajeto entre sua origem e destino e o número de passageiros embarcados não deve exceder a capacidade do veículo. Sendo assim, o objetivo do PPL-PPA consiste em encontrar uma rota que maximize o valor de bônus coletados subtraído dos custos de viagem rateados com os passageiros e das eventuais penalidades impostas em razão dos atrasos. Como instrumento de formalização e validação do problema, um modelo de Programação Matemática é proposto e solucionado através de um solver matemático para instâncias de testes geradas para o problema em questão. Uma análise de acoplamento das instâncias é relatada mediante experimentos com métodos heurísticos ad hoc e métodos exatos ad hoc, sendo estes voltados para casos particulares do modelo. Por fim, são propostas três meta-heurísticas evolucionárias visando a eficiência na obtenção de soluções de qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149561 - MARCO CESAR GOLDBARG
Interna - 1201268 - ELIZABETH FERREIRA GOUVEA GOLDBARG
Externo à Instituição - MATHEUS DA SILVA MENEZES - UFERSA
Externa à Instituição - THATIANA CUNHA NAVARRO DE SOUZA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 16/01/2020 15:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao