Game Design de Jogos Digitais de Pensamento Computacional inspirados no Instrumento de Avaliação Bebras Challenge
Teste Bebras, Pensamento Computacional, Jogos Digitais.
Diversas competências são exigidas neste século, entre elas, as competências relacionadas à computação. Conforme Blinkstein (2008) afirma que a lista de habilidades exigidas para este século é bem extensa. Contudo, ele enfatiza o pensamento computacional com sendo uma das mais significativas como também a menos compreendida. O Pensamento computacional (PC) pode ser definido como um processo de resolução de problemas que compreende conceitos, habilidades e práticas da Ciência da Computação. Dentre o esforço internacional para disseminar o Pensamento Computacional temos em destaque o Teste Bebras. O principal objetivo do Teste é motivar os alunos do ensino primário e secundário, como também o público em geral a interessarem-se pela computação e o PC. O ensino do Pensamento Computacional é importante se difundido, porém é observado que muito ainda se falta nos jogos digitais para trabalharem as habilidades propostas para o ensino e aprendizagem do PC. Assim o presente trabalho tem o objetivo de Investigar a qualidade do Game Design de jogos educativos criados a partir de questões do Teste Bebras Challenge.