Banca de DEFESA: WENDELL OLIVEIRA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WENDELL OLIVEIRA DE ARAÚJO
DATA : 25/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: B321 CIVT
TÍTULO:

Geração Procedural de Conteúdo para Criação de Fases de Jogos Educativos


PALAVRAS-CHAVES:

Geração Procedural de Conteúdo, Jogos Educativos, Geração de Fases


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Jogos digitais educativos tem se mostrado uma grande área de pesquisa que vem aumentando com o decorrer dos anos em todo o cenário internacional. Esse fato tem se dado pelo potencial que os jogos têm de diversão, imersão e estímulo à aprendizagem de maneira natural e personalizada. Dessa forma, um dos grandes desafios encontrados nessa área é o da criação de jogos que atendam aos conteúdos propostos para serem ensinados ou praticados. Nesse sentido, a geração procedural de conteúdo tem se apresentado como uma área que pode auxiliar do desenvolvimento de jogos educativos. A geração procedural de conteúdo (PCG) trata da criação automática de conteúdos como texturas, sons, objetos e, no contexto deste trabalho a geração de fases. Assim, a PCG contribui para a criação de novas fases sem que haja a necessidade de intervenção humana. Com isso, a pesquisa busca fazer uso de uma técnica de PCG para a criação de fases de jogos educativos que requeiram do jogador atingir certos objetivos pedagógicos ao longo do jogo. Para isso, propomos uma abordagem de geração em três etapas: (i) geração da estrutura básica da fase (ex.: somente chãos e paredes); (ii) A geração de elementos relacionados aos objetivos pedagógicos da fase; (iii) completar o restante da fase com inimigos e demais elementos de cenário. Deste modo, ela pode ser utilizada para criar diferentes desafios e cenários para que um aluno possa praticar determinado conteúdo, visto que sempre que um desafio é concluído, um novo desafio pode ser gerado para o aluno. Dessa forma, esta abordagem será investigada utilizando a técnica de PCG baseada em gramática. Portanto, buscamos verificar se a técnica em conjunto com a abordagem proposta auxilia na geração dos conteúdos e as cria de maneira eficaz, avaliando sua qualidade e funcionalidades com alunos do ensino fundamental. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Externo à Instituição - JACQUES DUÍLIO BRANCHER - UEL
Notícia cadastrada em: 10/07/2018 09:29
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