Geração Procedural de Conteúdo para Criação de Fases de Jogos Educativos
Geração Procedural de Conteúdo, Jogos Educativos, Geração de Fases
Jogos digitais educativos tem se mostrado uma grande área de pesquisa que vem aumentando com o decorrer dos anos em todo o cenário internacional. Esse fato tem se dado pelo potencial que os jogos têm de diversão, imersão e estímulo à aprendizagem de maneira natural e personalizada. Dessa forma, um dos grandes desafios encontrados nessa área é o da criação de jogos que atendam aos conteúdos propostos para serem ensinados ou praticados. Nesse sentido, a geração procedural de conteúdo tem se apresentado como uma área que pode auxiliar do desenvolvimento de jogos educativos. A geração procedural de conteúdo (PCG) trata da criação automática de conteúdos como texturas, sons, objetos e, no contexto deste trabalho a geração de fases. Assim, a PCG contribui para a criação de novas fases sem que haja a necessidade de intervenção humana. Com isso, a pesquisa busca fazer uso de uma técnica de PCG para a criação de fases de jogos educativos que requeiram do jogador atingir certos objetivos pedagógicos ao longo do jogo. Para isso, propomos uma abordagem de geração em três etapas: (i) geração da estrutura básica da fase (ex.: somente chãos e paredes); (ii) A geração de elementos relacionados aos objetivos pedagógicos da fase; (iii) completar o restante da fase com inimigos e demais elementos de cenário. Deste modo, ela pode ser utilizada para criar diferentes desafios e cenários para que um aluno possa praticar determinado conteúdo, visto que sempre que um desafio é concluído, um novo desafio pode ser gerado para o aluno. Dessa forma, esta abordagem será investigada utilizando a técnica de PCG baseada em gramática. Portanto, buscamos verificar se a técnica em conjunto com a abordagem proposta auxilia na geração dos conteúdos e as cria de maneira eficaz, avaliando sua qualidade e funcionalidades com alunos do ensino fundamental.