Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA OLIVEIRA DA TRINDADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA OLIVEIRA DA TRINDADE
DATA : 12/12/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditorio 1 - dimap
TÍTULO:

Visualização da Rastreabilidade em Projetos Ágeis através de Dados contidos em Plataformas de Hospedagem e Versionamento


PALAVRAS-CHAVES:

Engenharia de Requisitos, metodologias ágeis, rastreabilidade de requisitos, visualização da rastreabilidade


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Requisitos estão em constante mudança no processo de desenvolvimento de software. Ambientes ágeis estão sempre se adequando às mudanças solicitadas, para que ao final tenha um produto com valor para o cliente. Com isso diversos artefatos podem sofrer alterações, gerando atualizações e novas versões. Para a modificação ou exclusão de qualquer artefato, uma análise sobre os impactos que a mudança vai gerar precisa ser realizada, com o objetivo de assegurar que tal modificação não afete outras partes do sistema, o que poderia levar a inconsistências, introdução de erros e geração de falhas.

Através da rastreabilidade de software é possível que estas análises sejam realizadas, desde a criação de visualizações dos impactos até a visualização de dados que trazem clareza no entendimento do artefato. Algumas destas informações podem estar contidas em plataformas de hospedagem de dados e versionamento, e elas ajudam no conhecimento a ser adquirido para a manutenção do sistema, podendo ser utilizadas por quaisquer membros da equipe.

Mas, com as diversas informações que podem ser fornecidas com o uso da rastreabilidade, fica difícil lidar com tantos dados. Portanto, o uso da visualização de dados se torna importante neste momento, pois ela pode fornecer informações de forma rápida e com mais clareza, facilitando assim o trabalho. Ambientes ágeis buscam por simplicidade, entrega adiantada e adequação à mudanças. O uso de visualização de dados da rastreabilidade pode agilizar o processo de mudança e adequação de um novo membro à equipe.

Além disso, algumas tomadas de decisão podem ser realizadas com maior segurança. Após verificar possíveis artefatos gerados em ambientes ágeis, o que as plataformas de hospedagem de dados tem a oferecer e como são usadas e, as necessidades relacionadas a visualização de rastros na indústria, este trabalho tem o objetivo de, a partir dessas informações, fornecer dados da rastreabilidade através das visualizações mais adequadas. Logo, ao final serão fornecidas visualizações de rastreabilidade possíveis a partir dos dados acessíveis em plataformas e considerados importantes com base nas entrevistas e survey realizados no trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Interno - 1754430 - LYRENE FERNANDES DA SILVA
Interno - 1709820 - ROBERTA DE SOUZA COELHO
Notícia cadastrada em: 12/12/2017 11:51
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao