Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO DANTAS DE OLIVEIRA

DISCENTE: LEONARDO DANTAS DE OLIVEIRA
DATA: 07/02/2014
LOCAL: Sala de reuniões do DIMAp

Interligando redes IEEE 802.11s reais e virtuais com o LVWNet.

Redes em malha sem fio, 802.11s, Virtualização de rede, simulação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática

As redes em malha sem fio baseadas no padrão IEEE 802.11s, possuem características interessantes, como auto-organização e tolerância a falhas. Porém, para que possam ser amplamente utilizadas, algumas questões referentes a escalabilidade ainda precisam ser resolvidas. Como um dos principais fatores limitantes da escalabilidade é o protocolo de roteamento (encaminhamento de quadros) especificado pelo IEEE (o HWMP), existe intensa atividade de pesquisa referente ao desenvolvimento de novos protocolos. Utilizar uma rede real, com um elevado número de nós, durante o desenvolvimento e testes dos protocolos é uma opção cara, complexa, e de baixa produtividade. Desse modo, o grupo de pesquisa do qual o autor deste trabalho faz parte, desenvolveu um sistema que permite a criação de redes 802.11s virtuais, chamado LVWNet. Este trabalho visa estender o LVWNet, permitindo que redes 802.11s reais sejam interligadas com as redes virtuais. Isso permitirá testar a implementação dos protocolos de roteamento em equipamentos reais para redes com um elevado número de nós.

Presidente - 1525670 - MARCOS CESAR MADRUGA ALVES PINHEIRO
Interno - 1699087 - AUGUSTO JOSE VENANCIO NETO
Externo ao Programa - 2885532 - IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 10/02/2014 15:52