IMPACTO DA ESTRATÉGIA ZERO MORTE MATERNA POR HEMORRAGIA NA AUTOPERCEPÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O MANEJO DA HEMORRAGIA PÓS-PARTO
Educação médica; profissionais de saúde; estratégias de saúde; hemorragia pós-parto; mortalidade materna.
Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento autopercebido e a adoção de boas práticas sobre hemorragia pós-parto (HPP) entre profissionais de saúde antes e após a participação no Curso de Prevenção e Manejo de Hemorragia Obstétrica - Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH).
Métodos: Trata-se de um estudo quase experimental, que avaliou a intervenção educativa oferecida pelo 0MMxH numa amostra de 85 profissionais de saúde, incluindo obstetras, anestesiologistas e enfermeiras, que participaram do 0MMxH há, no mínimo, um ano.
Resultados: Um teste t de Wilcoxon indicou um aumento significativo no nível de conhecimento autopercebido pelos participantes, antes e após o 0MMxH, para todos os conteúdos analisados. No que se refere à adoção de boas práticas no manejo clínico, os maiores percentuais de utilização após a participação no curso foram observados para índice de choque (83,5%), estimativa de perda sanguínea (67,1%) e uso de cristaloides aquecidos para reposição volêmica (58,8%). Contudo, permaneceram relatos de baixo ou nenhum conhecimento, principalmente em relação às intervenções não medicamentosas para o manejo da HPP.
Conclusão: Os profissionais de saúde reconheceram alcançar maiores níveis de conhecimento sobre os conteúdos abordados da Estratégia 0MMxH. Os conteúdos relativos ao tratamento não medicamentoso da HPP representaram as maiores necessidades de capacitação profissional. A participação na Estratégia 0MMxH foi reconhecida como determinante da adoção de boas práticas incorporadas ao manejo da HPP. A mudança significativa na conduta profissional provocada pela formação desempenha papel crucial na educação para a saúde e na melhoria contínua dos cuidados obstétricos.