AVALIAÇÃO E TREINAMENTO DE ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA UFRN SOBRE TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DO DIABETES MELLITUS.
Raciocínio Clínico; Educação Médica;Treinamento por Simulação; Síndrome Metabólica.
O ensino médico brasileiro estrutura-se em diretrizes curriculares que norteiam as competências a serem adquiridas pelos estudantes de medicina. Essas normativas contemplam, dentre outras, o aprendizado de doenças com elevados índices de morbimortalidade, como o diabetes mellitus. O fato é que, o cenário atual da farmacoterapia em diabetes teve avanços, de modo que é capaz de reduzir desfechos cardiorrenais desfavoráveis. Dessa maneira, torna-se essencial o uso de estratégias pedagógicas de ensino capazes de formar médicos seguros de seu raciocínio clínico e aptos a uma prescrição adequada. O estudo foi quase experimental do tipo antes e depois, envolvendo estudantes do curso de medicina da UFRN do ano de 2024. Foi desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Aplicação de pré-teste na forma de OSCE para os alunos do 3º período e no formato de avaliação cognitiva para o 12º período. Foi mensurado o nível de conhecimento em anamnese e em tratamento do diabetes, respectivamente. 2) Intervenção com aula expositiva dialogada. 3) Aplicação de pós-teste para definição da curva de aprendizado dos estudantes. O estudo mostrou impacto positivo do uso das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, além de aumentar as competências dos alunos após a intervenção. O principal produto deste mestrado foi a elaboração de um ebook sobre tratamento do diabetes para auxílio na tomada de decisão de estudantes de medicina.