Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA NATALICIA NOGUEIRA

DATA : 07/07/2022
LOCAL: sala virtual MEET

MUSEU DO SERIDÓ, ADEQUAÇÃO VISANDO A SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Intervenção arquitetônica, Patrimônio edificado, Segurança Contra .Incêndio, Museu do Seridó

Diante da dificuldade em que as edificações de interesse histórico enfrentam para serem aprovadas nos órgãos como o corpo de bombeiros, por necessitarem, na maioria das vezes, da realização de algumas intervenções físicas para atender as condições mínimas de segurança contra incêndio, o presente trabalho de qualificação de mestrado profissional, constituído de um relatório técnico e um projeto técnico de intervenção arquitetônica, tem como estudo a adequação da edificação do Museu do Seridó localizado na cidade de Caicó/RN visando à Segurança Contra Incêndio. A escolha do tema se deu pela proximidade da prática profissional exercida pela autora no setor de projetos da superintendência de infraestrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e da demanda real para adequar a referida edificação com o intuito de atender as atuais necessidades do museu. A pesquisa apresenta como objetivo principal o desenvolvimento de um anteprojeto de adequação da arquitetura do Museu do Seridó com o lançamento das medidas de segurança contra incêndio nesse tipo de patrimônio edificado, tendo como objetivos específicos utilizar o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Rio Grande do Norte e suas Instruções Técnicas para representar uma realidade do projeto e identificar as possibilidades e dificuldades impostas por esse tipo de edificação desejando atender a normatização em epígrafe e observar se as recomendações de intervenções propostas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN atendendo as exigências contra incêndio e pânico no ambiente em estudo. Para desenvolver o projeto foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudo de referência projetual (precedente ou correlato). Em seguida, foi realizada a programação arquitetônica e a partir dessa base, e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e até o desenvolvimento do partido arquitetônico. Os resultados parciais alcançados consistem na proposta de retrofit do Museu do Seridó visando atender a normas de segurança contra incêndio e as diretrizes recomendadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Presidente - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Interna - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART