Banca de DEFESA: MANUELA DE SOUZA LEITE

A Defesa do Trabalho de Conclusão (mestrado profissional) da discente MANUELA DE SOUZA LEITE, ocorrerá em 27/08/2020, às 09h.

A defesa será integralmente por videoconferência, em caráter excepcional devido à pandemia.

A defesa é pública e a participação da comunidade é bem-vinda. Para isso, é necessário que os interessados em participar enviem uma mensagem para mp.ppgau.ufrn@gmail.com até as 17h do dia 26/08/2020, para cadastro e liberação do acesso à sala virtual.

Ca.su.los PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA LOCALIZADA EM REGIÃO DE CLIMA QUENTE E SECO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Habitação estudantil; Semiárido; Conforto térmico.

Este trabalho de conclusão consiste em uma proposta de projeto para residências universitárias na cidade de Mossoró/RN. O documento é composto por um relatório técnico e um projeto arquitetônico. As residências masculinas existentes no campus da Universidade Federal Rural do Semiárido – (UFERSA), foram construídas na década de 1980, mesmo com os recentes reparos realizados na estrutura, as habitações ainda mantêm as características originais desde sua construção, apresentando problemas relacionados ao desempenho térmico, necessidade de áreas coletivas destinadas ao lazer, e a socialização, bem como déficit na quantidade de unidades habitacionais necessárias para suprir as demandas atuais. Como forma de solucionar os problemas encontrados, este trabalho propõe um novo projeto para as habitações estudantis, através de um planejamento sistemático de análise de dados, simulações e aplicação das soluções encontradas. Para isso, foram elaboradas pesquisas com base em critérios bioclimáticos aplicados ao local, estudos teóricos para definição das diretrizes projetuais relacionadas à habitação temporária e análises utilizando softwares de simulação para melhor adequação dos parâmetros de ventilação, insolação e acústica da proposta. O resultado dos estudos desenvolvidos e as discussões apresentadas durante o processo de projeto fornece à instituição um projeto de moradias adequadas ao clima local com a possibilidade de atender a demanda por vagas existente e futura, considerando às exigências de desempenho das edificações, assim como as condições de habitabilidade, além de contribuir para a ampliação dos conhecimentos no exercício da prática projetual, enriquecendo os métodos de atuação do profissional de arquitetura.

Externa à Instituição - DÉBORA NOGUEIRA PINTO FLORÊNCIO
Presidente - 5177271 - EUNADIA SILVA CAVALCANTE