Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURDES APARECIDA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURDES APARECIDA RIBEIRO
DATA: 05/02/2013
HORA: 15:00
LOCAL: sala de aulas PPGCEM
TÍTULO:

Preparação e caracterização de nanocompósitos de poli(metacrilato de metila) com argilas montmorilonita organicamente modificadas para aplicação tecnológica.


PALAVRAS-CHAVES:

nanocompósitos, montmorilonita, poli(metacrilato de metila)


PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

É crescente o número de pequenas e médias empresas interessadas em desenvolver e usar novos materiais. Muitas dessas vêm buscando soluções tecnológicas e melhorias nos seus processos produtivos para atender as necessidades atuais do mercado, com baixo custo. Nesse grupo encontram-se as empresas que trabalham com a produção do poli(metacrilato de metila), PMMA, comercialmente conhecido como acrílico. Uma opção para essas empresas é o investimento em nanocompósitos de polímeros e silicatos lamelares. Esses materiais têm gerado alto interesse científico e tecnológico por possuírem propriedades mecânicas e de barreira de gás diferenciadas de polímeros e de compósitos convencionais. Com objetivo de atender essa demanda, neste trabalho foram desenvolvidos nanocompósitos a partir de equipamentos bastante usados pelas indústrias, como a extrusora monorosca e injetora, além de matérias primas comerciais, com a finalidade de reduzir o custo de produção e investigar qualidade dos novos materiais desenvolvidos. Foram usados dois tipos de PMMA (Acrigel® LEP100 e Acrigel® ECP800) e seis argilas montmorilonitas (Cloisite® 10A, 11B, 15A, 20A, 25A e 30). Os nanocompósitos foram caracterizados por difração de raios X (DRX), termogravimetria (TG), microscopia eletrônica de transmissão (MET), colorimetria, transparência óptica, ensaios de tração uniaxial e dureza Rockwell. Foi observada a influencia do teor e do tipo de argila na estrutura e nas propriedades dos novos materiais. Constatou-se que é possível obter nanocompósitos PMMA/MMT intercalados e esfoliados utilizando extrusora monorosca, com propriedades importantes para indústria, sem modificar o processo produtivo e conseqüentemente sem aumentar custos de produção.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDCLEIDE MARIA ARAÚJO - UFCG
Presidente - 1639676 - EDSON NORIYUKI ITO
Interno - 1202134 - JOSE DANIEL DINIZ MELO
Notícia cadastrada em: 07/01/2013 08:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao