Banca de DEFESA: NIVALDO FREIRE DE ANDRADE NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NIVALDO FREIRE DE ANDRADE NETO
DATA : 04/02/2022
LOCAL: Sala virtual (videoconferência)

Síntese, caracterização e estudo das propriedades fotocatalíticas das fases estável (a) e metaestáveis (b e g) do tungstato de prata

Coprecipitação; α-Ag2WO4; β-Ag2WO4; γ-Ag2WO4; propriedades fotocatalíticas.

Neste trabalho, obteve-se todas as fases do tungstato de prata (Ag2WO4) pelo método de coprecipitação. A fase estável (α-Ag2WO4) foi estudada variando a temperatura de precipitação entre 10 e 90 °C, enquanto as fases metaestáveis (β-Ag2WO4 e γ-Ag2WO4) foram obtidas pela elevação do pH e utilização de Polivinilpirrolidona (PVP) como surfactante. Os difratogramas indicam que toda a faixa de temperatura utilizada para a fase estável proporciona a obtenção pós com elevada cristalinidade e ausente de fases cristalinas secundárias. O aumento da temperatura de precipitação de 10 para 90 °C altera a seção transversal dos bastões de quadrada para hexagonal, além disso, altera também o caráter das partículas, como mostrado pelos testes frente a corantes aniônico e catiônico (alaranjado de metila e azul de metileno), as partículas com seção transversal quadrada tem caráter catiônico, enquanto as hexagonais, aniônico. O caráter das partículas influi diretamente na atividade fotocatalítica, onde os pós obtidos em maiores temperaturas possuem maior eficiência fotocatalítica sobre o azul de metileno, enquanto os obtidos em menores temperaturas, frente ao alaranjado. As fases metaestáveis foram obtidas através do aumento do pH reacional para 10 e utilizando PVP como surfactante. Os difratogramas indicaram a inibição de α-Ag2WO4 quando utilizado ao menos 0,1 g de PVP. A fase γ-Ag2WO4, maior objetivo deste estudo, foi estabilizada utilizando 0,3 g de PVP, sem formação de quaisquer fases secundárias, enquanto que em quantidades superiores ou inferiores há formação da fase β-Ag2WO4. As imagens de MEV indicam que o aumento do pH reacional, em paralelo a não utilização de PVP, formam partículas aglomeradas, com aspecto quebradiço, por outro lado, ao adicionar o PVP, tem-se a formação das fases β-Ag2WO4 e γ-Ag2WO4 com morfologia de bastões e octaedros com faces bem definidas, respectivamente. A atividade fotocatalítica indica que a fase γ-Ag2WO4 apresenta o melhor resultado em comparação as demais, oriundo do grande efeito das espécies H2O2 geradas durante o processo.

Presidente - 1802888 - FABIANA VILLELA DA MOTTA
Interno - 1883170 - MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE