Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS HENRIQUE RODRIGUES MILFONT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS HENRIQUE RODRIGUES MILFONT
DATA : 22/01/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Link para a sala: meet.google.com/kgx-vzmv-jyz
TÍTULO:

"EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE ÓLEO DE COCO E ARGILA MONTMORILONITA NO PROCESSAMENTO E NAS PROPRIEDADES DE AMIDO TERMOPLÁSTICO"


PALAVRAS-CHAVES:

Amido termoplástico, óleo de coco, argila montmorilonita, extrusão, moldagem por injeção


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O uso do amido como fonte para obtenção de um material termoplástico apresenta vantagens como ser abundante na natureza, biodegradável, de baixo custo, podendo ser de diversas fontes, e ser processado por técnicas convencionais de processamento de polímeros. Entretanto, sua alta sensibilidade a umidade e suas baixas propriedades mecânicas são pontos limitantes de sua utilização em diversas aplicações. O desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos tem se mostrado uma ótima alternativa para obtenção de materiais à base de amido com melhores propriedades. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver amido termoplástico (TPS) proveniente de amido de mandioca e avaliar o efeito da incorporação de óleo de coco (OC) e argila montmorilonita (MMT) no processamento e nas propriedades finais do TPS. O amido termoplástico será produzido em extrusora duplas rosca utilizando uma mistura do amido de mandioca e plastificantes (glicerol e água) em misturador planetário. Para a obtenção dos nanocompósitos, concentrações de óleo de coco e MMT serão acrescidos a mistura amido/agentes plastificantes. Testes preliminares de processamento por extrusão utilizando misturas com diferentes concentrações de óleo de coco foram realizados. Os materiais extrudados obtidos apresentaram boa estabilidade de fluxo e aspecto visual semelhante ao de polímeros sintéticos. A medida do índice de fluidez (MFI) das amostras processadas foi realizada em 1 e 15 dias após o processamento. Os resultados obtidos após 1 dia apresentaram boa estabilidade de fluxo no capilar e uma tendência de redução de fluxo do material até a concentração de 5% em massa de OC, seguido de uma estabilidade até a concentração de 10% em massa de CO. Após 15 dias, todas as amostras apresentaram um maior fluxo no capilar, sendo observado ainda uma tendência de redução de fluxo do material até a concentração de 5% em massa de OC, seguido de um aumento do fluxo até a concentração de 10% em massa de OC. Os resultados da MFI indicam ainda a possibilidade de realização de moldagem por injeção para todas as amostras testadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1639676 - EDSON NORIYUKI ITO
Externa ao Programa - 068.885.844-96 - JUCIKLÉCIA DA SILVA REINALDO - UFRN
Externo à Instituição - MEN DE SÁ MOREIRA DE SOUZA FILHO - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 13/01/2021 15:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao